Professoras da Unimontes participam da Feira do Livro de Lisboa

Foto: Unimontes/ Divulgação

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) será representada na 91ª Feira do Livro de Lisboa, que acontece a partir da próxima sexta-feira, 26 de agosto. Organizado pela Associação Portuguesa de Escritores e Livreiros (APEL), em colaboração com a Câmara de Lisboa, o evento é uma das maiores feiras literárias do mundo e prosseguirá até o dia 12 de setembro.

A Feira da Capital Portuguesa contará com publicações das professoras e escritoras Filomena Luciene Cordeiro Reis (vinculada ao Departamento de História da Unimontes) e Marta Verônica Vasconcelos Leite (docente aposentada do mesmo Departamento da Universidade).

Segundo a Unimontes ainda de Montes Claros, irão participam do evento em Lisboa as escritoras Glorinha Mameluque, presidente da Academia Montes-clarense de Letras, Felicidade Patrocínio, artista plástica; e Mara Parrela, também jornalista e radicada, atualmente, na Holanda.

 A professora Filomena Luciene é co-autora, com um capítulo da coletânea “Sem Fronteiras pelo Mundo”, que aborda as viagens como parte da História da humanidade. “Homens e mulheres, há muito tempo viajam, inclusive, para a sua sobrevivência. Foi necessário percorrer muitas distâncias para que a humanidade habitasse o planeta. Saíram da África e povoaram o mundo”, relata a escritora.

Foto: Unimontes/ Divulgação

 

“Em cada lugar que se fixavam, criavam modos de vida com características próprias e particulares. De pequenos grupos de coletores e caçadores nômades, em um passado distante, se transformaram em sedentários, pastores e agricultores. Eram as primeiras civilizações como os mesopotâmicos, egípcios, gregos, romanos, entre outros. Homero, que no século VIII a.c escreve a Ilíada e a Odisséia, duas histórias de viagem e do século XV, quando Colombo aporta na América”, explica a professora Filomena Cordeiro.

Ela também registra: “na América, muitas viagens ocorreram com a finalidade dos colonizadores interiorizarem e conhecerem os colonizados: Hans Staden, no século XVI, fará duas viagens ao Brasil, experiências narradas em livro”.

A professora da Unimontes ressalta que o Norte de Minas também está inserido nas viagens. “No Norte de Minas, Saint-Hilaire registrará essas paragens. A docente aborda a globalização com a diversidade e as possibilidades de viagens: passeios, turismo, negócios, tratamentos de saúde, etc. E finaliza dando enfoque, a Turquia com seu patrimônio cultural, narrando a “construção” da identidade e sentimento de pertencimento por meio desses bens”, descreve.

A edição deste ano, acontecerá no Parque Eduardo VII, em Lisboa, como a segunda maior da história com 131 expositores em 325 pavilhões, com 600 editoras representadas. Em 2020, conforme os organizadores, foram 117 participantes em 310 pavilhões, com 638 editoras, livrarias e chancelas.

Foto: Unimontes/ Divulgação

A professora e escritora Marta Verônica Vasconcelos Leite lança na Feira de Lisboa o livro: “Caminho por onde andei, diários de bordo”. A autora revela que a obra reúne diários e roteiros de viagens internacionais que realizou pelo mundo. Ela participa do evento na capital portuguesa pela segunda vez.

A escritora Glorinha Mameluque apresentará as obras “Aos 80: oitenta crônicas escolhidas”; “Diário de Bordo: aventura na Europa em uma casa sobre rodas”; e “O vôo da gaivota”. Felicidade Patrocínio escreveu sobre o final da viagem de exploração de toda a Toscana, na Itália, realizada com suas três irmãs, dirigindo carro próprio pela Europa.

Já a escritora e jornalista Mara Parrela apresenta os livros “Poemas nada blasé” e “Turismo Social no Brasil”. Ela aborda detalhes históricos e do cotidiano dos Países Baixos, onde a montesclarense reside atualmente. Apresenta visões diferentes e literárias sobre de acontecimentos históricos, monumentos, fenômenos naturais e experiências vividas pelos moradores de Roterdã. O trabalho sobre o “Turismo Social no Brasil” foi lançado para o Norte de Minas oficialmente em 2019, em parceria com o Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), da Unimontes.

Jornalista formado pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas- FUNORTE em 2021. Natural de Luislândia, Norte de Minas; tem passagens por redações de jornais, e TV.