A Polícia Federal deflagrou no último dia, 5, a Operação Voitheia II, de combate a fraudes na concessão dos auxílios emergenciais, pagos a parte da população em situação de vulnerabilidade durante pandemia. Em Montes Claros foi cumprido nesta manhã, 20, um mandado de busca e apreensão na casa de um homem suspeito de participar de fraude contra o benefício.
De acordo com a PF, a partir das correlações estabelecidas entre os registros constantes da Base Nacional de Fraudes ao Auxílio Emergencial (BNFAE), foi possível detectar que o investigado seria beneficiário de diversas contas do auxílio emergencial fraudadas, por meio de transações em contas de uma empresa de transações financeiras digitais.
Ainda de acordo com a polícia, a investigação, até o momento, identificou que a conta bancária final dos valores transacionados fraudulentamente pertence ao investigado. Durante a busca, foram apreendidos vários aparelhos celulares e um notebook, os quais serão objeto de análise para identificação de outros envolvidos.
A estimativa é de que cerca de 5 mil benefícios do auxílio emergencial foram fraudados por organizações criminosas em todo país. A investigação é feita pelo grupo de trabalho Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial, que tem participação da Polícia Federal, do Ministério Público Federal, do Ministério da Cidadania, da Caixa, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União.
A Polícia Federal segue trabalhando para saber se tem outros envolvidos na cidade.
Esta matéria pode ser atualizada com outras informações a qualquer momento.
Foto: Polícia Federal / Divulgação