A Prefeitura de Montes Claros implantará o IPTU Verde, em que os moradores da cidade terão desconto no valor do imposto, desde que participem da campanha de entrega voluntária do lixo reciclado. Montes Claros produz 7mil toneladas de resíduos por mês e a meta é sensibilizar a população a reciclar pelo menos 2mil toneladas. Atualmente são coletados 400 toneladas por ano de recicláveis, que são processados em quatro galpões e agora será criado mais um.
Em Montes Claros já existe o projeto Ecocrédito, no qual os produtores rurais recebem um benefício pela conservação da natureza, mostrando bons resultados, como a proteção de nascentes. De acordo com Luiz Carlos Sampaio Santos, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Montes Claros recolhe os resíduos em 43 condomínios residenciais da cidade e chegará ainda esse mês a 47. Estes resíduos são colocados em embalagens bags nos condomínios, para o morador descartar os resíduos para que a prefeitura possa fazer o recolhimento do material e descartar corretamente em um dos galpões.
“No município também temos todas as quartas-feiras a coleta porta-a-porta, onde o morador pode colocar o lixo na porta de sua casa e o veículo da Prefeitura recolhe e leva para o galpão de jurisdição da área. Além de proteger o meio ambiente, essa ação é uma forma de manter o sustento dos catadores de recicláveis da nossa cidade”, pontua Luiz.
O projeto do IPTU verde ainda está em planejamento e posteriormente à prefeitura divulgará os critérios para o desconto e os valores correspondentes. A medida deve começar a valer a partir do ano que vem.