A alerta é da Prefeitura de Montes Claros, que durante este mês, irá promover, diversas ações em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto. Segundo o município, o tema escolhido foi “Comprometa-se a parar de fumar durante a pandemia da COVID-19”. Ainda de acordo com a instituição, estudos demonstram que um histórico de tabagismo está associado com agravamentos e desfechos negativos entre infectados pelo novo coronavírus.
PROGRAMAÇÃO
No dia 25 de agosto, será transmitida uma Live no Instagram da Secretaria de Saúde (@saude_moc) mostrando os resultados do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, às ações desenvolvidas e prêmios recebidos. Já dos dias 25 ao dia 29 serão realizadas ações informativas com ênfase na Atenção Básica, destacando o Tratamento do Fumante.
Imagem: Ilustrativa / Internet
DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO
A data é comemorada em 29 de agosto, e tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Criado em 1986 pela Lei Federal 7.488, a data inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.
A doença do tabagismo é causada pela dependência física à nicotina, e faz aproximadamente 50 doenças diferentes. Pessoas que fumam têm 14 vezes mais chances de desenvolver quadros graves de Covid-19 do que os pacientes que não possuem o hábito.
Qualquer tipo de exposição ao tabaco contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cânceres e doenças respiratórias crônicas. Entre as doenças causadas pelo tabagismo estão trombose, aterosclerose, doença arterial coronariana, IAM, o acidente vascular encefálico, DPOC, enfisema pulmonar, tuberculose e câncer de pulmão.