Dia Nacional do Ciclista: triatleta fala do amor a modalidade

Hoje é celebrado o Dia Nacional do Ciclista. A data dedicada aos aventureiros e apaixonados pela modalidade, tem como objetivo conscientizar a população sobre as atitudes no trânsito e chamar a atenção da necessidade de proteção ao ciclista por parte das autoridades. Com a pandemia, o uso  da bicicleta como meio de transporte aumentou de forma bastante expressiva, principalmente por aqueles que pretendem adotar um estilo de vida mais saudável, e também por ser um meio sustentável, de baixo custo, rápido e prático.

A data 19 de agosto foi escolhido em memória a Pedro Davison, um ciclista brasiliense que foi vítima de um acidente fatal aos 25 anos, em 2006. Pedro foi atropelado durante um pedal no Eixo Sul, em Brasília (DF). O fato serviu de lição e respeito no trânsito.

Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), quase 13 mil internações hospitalares causadas por atropelamento de ciclistas em todo o Brasil foram registradas no Sistema Único de Saúde (SUS), entre 2010 e 2020. Além disso, na última década, 13.718 ciclistas morreram no trânsito brasileiro após se envolverem em algum acidente, 60% deles em atropelamentos.

A equipe do Portal Web Terra conversou com o Triatleta, Júnior Maia, a fim de conscientizar as pessoas sobre a pratica com responsabilidade e também entender como o ciclismo pode transformar positivamente a vida de uma pessoa.

“Com o esporte eu descobrir um poder enorme em mim, algo capaz de realizar e conquistar coisas imagináveis e incríveis. Antes do ciclismo, eu estava com diabetes, obesidade mórbida, hipertensão e até depressão. Em 2016 comecei a pedalar de maneira amadora, e posso dizer que graças a atividade, eu consegui lutar e vencer meus problemas. Vivenciando os benefícios da bike no meu dia a dia, decidir então, a partir de 2019, enxergar o ciclismo de uma forma profissional, larguei de competir comigo mesmo e comecei a competir com outras pessoas”, diz Maia.

Ainda de acordo com o atleta, durante os treinos e competições, ele sempre tenta dar o melhor e graças a este empenho e dedicação, foi conquistado um título muito importante para sua carreira.

“Sem dúvidas alguma, um fato que marcou minha vida, foi quando fui vice-campeão brasileiro de Duatlhon, em São Luís do Maranhão. Foi emocionante, eu estava fora da minha zona de conforto, longe de tudo e todos. Durante a prova, eu dei o meu melhor, tive garra e além de levar o título, conquistei uma vaga para o mundial na Holanda”.

Foto: atleta Júnior Maia durante as competições / Arquivo Pessoal

Para o triatleta, o esporte só faz bem a saúde, por essa razão, ele incentiva as pessoas que têm o desejo de praticar uma atividade, mas não sabem por onde começar. “Primeira coisa, conheça a você próprio, conheça o seu propósito na terra, assim você entenderá que para ter uma qualidade vida, ter um corpo saudável, ou uma mente sã, você não pode desanimar. A prática esportista não é um fardo e sim um aliado, não é fácil, mas persistir é o caminho. O resultado valerá a pena, quando você consegue ter sucesso em algo, adquire conquistas ou realiza metas, você se sente um super-homem ou uma mulher maravilha, então vale a pena demais. Não desista, fé em Deus, foco no objetivo e muita força.

 

Conheça alguns benefícios ao pedalar

° Emagrece;

° Melhora o tônus muscular;

° Proporciona bem-estar;

° Reduz o colesterol;

° Ajuda a prevenir e controlar o diabetes;

° Controla a pressão arterial;

° Melhora a coordenação motora.

 

Dicas para um pedal consciente

° Siga as normas de trânsito, respeitando placas, semáforos e sentidos da rua;

° Use capacete e luvas;

° Para maior segurança, faça uso de sinalização luminosa dianteira e traseira;

° Use campainha sonora para sinalizar situações a pedestres;

° Nunca entre com velocidade em cruzamentos, esquinas ou saídas de garagem;

°  Nunca ande na calçada, a menos que tenha descido da bicicleta;

° Nunca force uma situação com motocicleta, carro, ônibus ou caminhão;

° Conheça os limites e as possibilidades de sua bicicleta;

° Ônibus e caminhões têm grandes pontos cegos. Tome precauções e guarde distância.

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.