Quem foi aos postos de vacinação nesta terça-feira, 17, para tomar a segunda dose da vacina Astrazeneca, teve que voltar para casa. A justificativa da Secretaria de Saúde de Montes Claros é que já foram aplicadas todas as segundas doses disponíveis do imunizante.
Hoje pela manhã, o município divulgou o cronograma de vacinação para quem precisa da segunda dose da Astrazeneca e para quem ainda não tomou a primeira – na cidade o calendário de vacinação está 25+, ou seja, aqueles que têm 25 anos ou mais. Entretanto, a vacina da Astrazeneca acabou e não tem previsão de retorno.
“Estamos aguardando a chegada de novas doses para darmos continuidade à vacinação do imunizante”, informou a nota da Prefeitura de Montes Claros.
A aplicação da 2ª dose de Pfizer e CoronaVac permanece sendo realizada normalmente.
PFIZER NO LUGAR DA ASTRAZENECA
Com a escassez de fornecimento de novas doses da vacina da AstraZeneca, o Ministério da Saúde liberou os municípios a aplicarem a vacina da Pfizer como substituto para o imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford na segunda dose. No entanto, a prefeitura de Montes Claros não informou se seguirá essa recomendação.
Na nota técnica do Ministério da Saúde diz que a troca desses imunizantes é recomendada “em situações de exceção, onde não for possível administrar a segunda dose da vacina com uma vacina do mesmo fabricante, seja por contraindicações específicas ou por ausência daquele imunizante no país”.