Sexta-feira 13: Medos e superstições, o que há por trás da data?

A única Sexta-feira 13 de 2021 é em agosto. O encontro do dia 13 com a sexta-feira é repleto de lendas e crendices que deixam os mais supersticiosos de cabelo em pé. A data também é propícia para aqueles que acreditam em numerologia, previsões astrais e coisas sobrenaturais.

Mas, afinal, o que significa Sexta-feira 13? Não há nada de concreto em torno da data. Entretanto, na Tarot o 13 é o número do arcano “A Morte”, carta que representa a necessidade de mudanças, de sair da zona de conforto. Quem curte mudar hábitos e situações na vida, não gosta muito desse período.

De acordo com outra história, a maldição da sexta-feira 13 tem a ver com o processo de cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa no início do período medieval. Antes de se converterem à fé cristã, os escandinavos eram politeístas e tinham grande estima por Friga, deusa do amor e da beleza

O cinema americano também explorou a data trazendo filmes de terror que enfatizava a Sexta-feira 13, trazendo histórias fictícias de serial killers que faziam massacres sempre nessa data. Outra história é a relação de animais de cor preta, como gatos, galinhas e cães que são utilizados em sacrifícios – protetores de animais alertam para quem tenha bichos desta cor, para ter cuidado.

O estudante e umbandista, Senadejú, destaca que a data não tem nada a ver com a religião, em que muitos usam disso para atacar e acusar os umbandas de fazerem sacrifícios.

“Nessa data muitas casas são atacadas e invadidas por preconceito e não existe essa associação da Sexta-feira 13 com nossa cultura. Isso é um racismo religioso que propaga ódio perante a nossa religião”, enfatiza Senadejú.

DICAS

Superstição ou não, o PORTAL WEBTERRA trouxe alguns filmes disponíveis na Netflix que são de arrepiar. Confira:

Mudança Mortal – Na trama, um jovem casal em crise se muda para uma nova com esperanças de fortalecer o relacionamento. Contudo, não demora para eventos bizarros começarem a acontecer frequentemente na residência. Tudo piora quando eles descobrem o passado sombrio da propriedade.

Rua do medo 1978 – Um grupo de adolescentes que descobrem eventos aterrorizantes sobre sua cidade, onde há gerações acontecem assassinatos brutais. Todas essas mortes parecem estar conectadas e eles podem ser as próximas vítimas.

Rua do medo 1994 – Depois da colega Heather ser morta na saída do trabalho, um grupo de adolescentes passa a ser perseguido por um grupo de assassinos mascarados em 1994, na pequena cidade de Shadyside. Quando começam a investigar as mortes, eles descobrem que não são as primeiras vítimas e que a cidade tem uma longa história de assassinatos brutais que acontecem há anos.