A Décima Primeira Região da Polícia Militar (11ª RPM) realizou nessa terça-feira, 10, a “Operação Saldo Positivo” deflagrada de modo preventivo a ataques em agências bancárias no Norte de Minas. Durante quase 36 meses os militares estiveram de maneira intensiva em cidades onde era comum esses tipos de crime – a operação foi realizada em 77 municípios.
A operação teve como objetivo intensificar a ostensividade da Polícia Militar na região, reforçando as ações de prevenção e revisão das normas técnicas operacionais previstas no plano de intervenção elaborado pela instituição em ocorrências de ataques a agências bancárias.
Segundo a Polícia Militar, a última explosão de agência bancária no Norte de Minas ocorreu no em 9 de novembro de 2018, no município de Riacho dos Machados, onde aproximadamente doze indivíduos, divididos em três veículos, renderam seis pessoas que estavam em um bar na praça de eventos do município e atacaram, na sequência, uma agência bancária. Durante a operação de cerco e bloqueio houve confronto com policiais militares, vindo um dos suspeitos a óbito. Houve prisões de alguns envolvidos e apreensões de armamentos utilizados pela quadrilha.
Durante a operação, além da fiscalização, os militares passaram por treinamentos de ocupação de pontos estratégicos pelas equipes empregadas na operação, que avaliaram alguns critérios, como a segurança de pessoas e policiais militares e o tempo de deslocamento.