O jovens e adolescentes buscando a superação (JABS), é um projeto social sem fins lucrativos onde alunos recebem gratuitamente aulas de música aula voltadas a arte ,musicalização, dança, e outras atividades extras voltadas a música , e temas atuais. Com início em 1999 inicialmente vinculado a uma igreja evangélica se denominavam como “jovens adolescentes buscando o senhor”; porém, como a igreja mudou de local , o projeto passou a receber crianças de todas as crenças e foi criada a fundação cultural jovens e adolescentes buscando a superação.
Atualmente um número grande de alunos estão cadastrados, e com isso a principal finalidade do Jabs é retirar crianças e adolescentes e transformar a vida delas. A coordenadora do projeto Josimeire Freitas destacou a importância dessas transformações.
“Eu acredito que a música, a dança e outras atividades têm um potencial enorme para transformar vidas ,e isso inserido em um projeto social dá oportunidades para quem não tem acesso podendo trazer transformação e formação de pessoas melhores” .

Com o aprendizado, os atendidos já se apresentaram em vários locais e eventos na cidade de Montes Claros e região, Josimeire ressalta que é algo incrível que lhe dá uma satisfação de realização, e que sempre se emociona já que os alunos são excelentes no que fazem. O aluno Roberth Amintas conta como conheceu o Jabs e qual a importância na vida dele.
“Eu estou desde o ínicio, aqui eu aprendi a dar valor nas pequenas conquistas, estender a mão ao próximo, ter simplicidade, e enxergar a música de uma força bem mais profunda, uma arte que resgata vidas”
No decorrer dos anos o Jabs sentiu muitas dificuldades e ainda tem; a coordenadora conta que muitas vezes já teve que ensaiar na rua por falta de espaço, e que deseja atender mais alunos. Com isso existe a necessidade de uma sede própria e um transporte. Atualmente a sobrevivência vem de doações de recicláveis e de pessoas que de alguma forma ajudam. Ela chama atenção para quem quiser ser doador, para isso basta entrar em contato através do telefone (38) 99157-6531 e faz um convite para quem quiser conhecer o trabalho dos voluntários e alunos; qualquer apoio será bem vindo.