Procurador-geral do MP de Minas Gerais buscará justiça por Mariana

Durante a visita do governador Romeu Zema, nesta terça-feira, 3, foi assinado os termos de autorização das obras que serão executadas com os recursos do acordo judicial firmado pelo Poder Executivo com a Vale para reparação de danos causados pelo rompimento da barragem da mineradora em Brumadinho, que provocou 272 mortes, em janeiro de 2019. Um dos responsáveis pela elaboração do projeto foi o procurador-geral da Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares.

“O projeto foi feito de forma limpa e justa para todos os municípios, especialmente para as pequenas cidades. Sou norte-mineiro (São Francisco) e sei a dificuldade que os gestores têm de manter a economia da cidade funcionando”, afirmou o procurador.

Jarbas Soares enfatizou que o dinheiro pago pela Vale é resultado da tragédia, ‘do sangue’, que provocou a morte de 272 pessoas e é uma forma da empresa reparar os danos causados.

“Agora estamos renegociando o acordo feito em 2015, da tragédia de Mariana, que foi muito maior que Brumadinho. O projeto que está em vigor, não foi feito pensado no meio ambiente, nas vítimas, no rio que morreu (Rio Doce) e nem nas receitas perdidas nos municípios. Esse fato foi um crime e deve ser feita justiça”, pontuou o procurador.

Do montante, as prefeituras receberão 1,5 bilhão do acordo, sendo que R$ 220 milhões serão para os 86 municípios do Norte de Minas. O rateio dos recursos será de acordo com a quantidade de habitantes de cada cidade. Como Montes Claros é a maior da região o valor a ser recebido será de R$15 milhões.

BANCADA DO NORTE

A bancada de deputados estaduais do Norte de Minas esteve em peso no evento realizado na Amams. O deputado estadual Arlen Santiago (PTB) destacou que a região será transformada graças ao empenho do procurador-geral Jarbas Soares – Santiago também parabenizou o governador Romeu Zema (Novo), pela boa administração.

O deputado estadual Gil Pereira (PSD) disse que o fato é para comemorar, pois, diversas obras serão feitas, como a pavimentação asfáltica entre Pintópolis e Urucuia. O primeiro-secretário da Assembleia de Minas, deputado Tadeuzinho Leite (MDB) destacou o empenho do Ministério Público na aplicação dos recursos para região que necessita cada vez mais de políticas públicas.

O deputado Zé Reis (PHS) afirmou que trabalha diariamente para melhorar a vida do sertanejo norte-mineiro. Já o deputado estadual Carlos Pimenta (PDT) destacou que Minas Gerais tem sido referência no combate ao novo coronavírus. “Passamos quatro anos em um Governo que trouxe muito prejuízo, principalmente para área da saúde, afetando a economia do Estado e consequentemente de Minas”, finalizou Pimenta.