Imagem: ilustrativa / internet
A volta às aulas chegou! O período de descanso acabou, agora é hora de se organizar, e voltar ao ritmo da rotina de estudos.
Para se sair bem e tirar boas notas, a dedicação aos estudos têm que fazer parte dos seus objetivos, entretanto, devido ao sistema de aulas remoto, híbrida, muitas pessoas ainda tem dificuldades de manter o foco e ser produtivo, estudando em casa.
Para ajudar vocês, conversamos com o professor Jonatas Braga, ele atua há mais de 10 anos, e é considerado especialista no assunto. Ele explica algumas técnicas específicas para otimizar os estudos.
“Existem várias técnicas que prendem a atenção de quem está estudando. Primeiro vamos analisar dentro da modalidade de ensino híbrido posteriormente pensar na realidade do estudante que está dentro da escola, e tem contato direto com professor. Quem estuda de casa, é fundamental interagir ao máximo com professor e colegas através de chats e dos recursos tecnológicos. Ficar engajado em relação a aula ajuda a aumentar a concentração, não fique jamais de forma passiva, apenas sentado na frente do computador, ouvindo e não aprendendo”.
Jonatas diz ainda, que é importante o aluno buscar na internet informações que agreguem valor para a aula do professor, sempre que possível, ele orienta ao estudante responder às perguntas no chat, pois isso aumenta a capacidade de concentração e consequentemente o aprendizado se torna mais satisfatório.
“Em relação ao estudante que estar na escola, e tem contato direto com o professor, eu digo que uma das técnicas que irá o ajudar manter a atenção, é ele desenvolver a habilidade de concentração através da leitura. Eu recomendo aos meus alunos, um estudo de quatro etapas, primeiro, ele vai assistir aula, depois, gravar para ouvir e após fazer um aprofundamento sobre o que estudou. Feito isso, ele irá aplicar o que supostamente aprendeu e colocar em prática. Por último a autoavaliação, ele olha para seu processo de conhecimentos, e analisa o que deixou de aprender e retorna para revisar.”, orienta o professor.
Equilibrar uma rotina de estudos com os afazeres do dia a dia é uma tarefa um tanto complicada. Diante disso, o professor aconselha o uso dos mapas mentais, que são, justamente, uma técnica para auxiliar nos estudos para concursos.
“Outra ideia é usar o mapa mental, já que ele é uma forma de organizar e priorizar ideias. Ele favorece a memória e a criatividade de forma visual, de modo que o cérebro entende melhor as informações anotadas, otimizando a sua maneira de estudar e melhorando o seu rendimento.”, diz Jonatas.
O mapa tem anotações em volta de uma palavra ou tema principal e, a partir de então, surgem palavras-chave. Assim, ele auxilia a acelerar a aprendizagem, visto que ele força a organizar as informações estudadas de modo simples e acessível.