Olimpíadas nos video-games: o que jogar para entrar no clima?

Estão oficialmente abertos os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Em 2021. Em meio à pandemia do Covid-19, as Olimpíadas, que já foram adiadas no ano passado por esse mesmo motivo, ganham os estádios – quase sem torcida – do Japão e os televisores de mais de 200 nações que competem entre si para saber quem vai levar a medalha de ouro em 46 modalidades diferentes.

E não tinha como ser mais tradicional. O evento, que acontece de 4 em 4 anos desde o século 8 aC (quando ainda era um festival religioso e atlético no santuário de Zeus em Olímpia, na Grécia), aterrissou num dos países mais tradicionais da sociedade moderna. E o Japão fez jus ao cenário ao qual é conhecido: já na cerimônia de abertura, o país manifestou ao mundo toda a representatividade multifacetada de suas tradições milenares e de seu modelo cultural, pautado em seu povo e na evolução tecnológica que vivem: com a internet mais rápida do mundo, robôs, agricultura sem solo… E videogames.

Sabe a locadora que você frequentava na Rua São Francisco? No Japão tinham mais 1.000 delas (Foto: Reprodução)

Uma coisa é certa: não dá para ignorar o calor que deu no coração quando, ao resgatar a nostalgia das maiores produções de games do Japão, a Cerimônia de Abertura tocava, ao fundo, os maiores temas musicais de videogame enquanto entravam todas as delegações que competem nas Olimpíadas. Músicas como “Victory Fanfarre” de Final Fantasy, o tema do Frog do Chrono Trigger ou músicas de Phantasy Star, Gradius, Kingdom Hearts ou da queridíssima mascote Sonic The Hedgehog fizeram os mais apaixonados se emocionarem ao ver os videogames invadirem os Jogos Olímpicos. Mas, e quando as Olimpíadas invadem os videogames? Preparamos uma lista aqui no Byte Papo para relembrar os melhores – ou marcantes – games, pra você entrar no clima da sua modalidade preferida!

Olympic Games Tokyo 2020 – The Official Video Game

(PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, Google Stadia e Microsoft Windows)

 (Foto: Divulgação/SEGA)

É claro que não poderia faltar nessa lista a versão oficial mais recente dos games dos Jogos Olímpicos. O novo game traz diversas modalidades como corrida de obstáculos, atletismo, boxe, tênis, natação e o nosso tradicional futebol, além de vários outros minijogos – tudo recheado de leveza e bom humor (sim, aquilo ali na foto é um astronauta correndo), para agradar os jogadores mais experientes ou casuais.

Sonic at the Olympic Games

(iOS e Android)

(Foto: Divulgação/SEGA)

O Ouriço Azul e mascote da Sega, acostumado a competir nas Olimpíadas contra seu “arquirrival” Mario, surge em um game para celulares que vai te colocar dentro de modalidades como corrida (especialidade do Sonic), trampolim, tiro esportivo e muito mais. Bem divertido para passar o tempo! Baixe AQUI a versão para Android, ou AQUI a versão para iOS.

Track & Field

(Nintendo)

(Foto: Reprodução/Retro Games Online)

Esse é nostálgico! Desenvolvido pela Konami para arcades em 1983, o game foi portado para o glorioso “Nintendinho” e fez a festa das crianças da década de 1980. Aqui, são disputadas modalidades como corrida 100m rasos, arremesso de martelo, salto em distância e mais. Detalhe pro tapete que a gente usava para correr junto com os atletas e infernizar a própria mãe com o barulho da correria no meio da sala. Você pode jogar o game online AQUI.

Athens 2004

(Microsoft Windows, PlayStation 2)

(Foto: Divulgação/Eidos)

Com 12 provas e 8 modalidades, o game fez a alegria dos fãs de Olimpíadas donos de Playstation 2 e PC. São 64 nações disponíveis e provas como natação, hipismo, salto com vara e muito mais.

Jogos de Verão

(Master System)

(Foto: Reprodução/GamesDBase)

O California Games – ou Jogos de Verão, como ficou conhecido no Brasil – não é bem um jogo de Olimpíadas. Mesmo assim, não existia nos anos 1980 uma casa que não tivesse esse game espetado em um Master System, com vários garotos disputando no surf, canoagem ou golfe.

Tiny Toon Adventures: Wacky Sports Challenge

(Super Nintendo)

(Foto: Reprodução)

Outro game inspirado nos Jogos Olímpicos. Aqui, como o próprio título diz, os personagens do Tiny Toon se enfrentam em 13 modalidades em versões malucas como salto com vara, levantamento de peso, corrida com obstáculos ou arremesso de sorvete. Fez a alegria dos donos do Super Nintendo.

Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games

(Wii U, Nintendo 3DS, Arcade)

(Foto: Divulgação/Nintendo)

Para finalizar, é óbvio que a gente traria aqui as duas maiores mascotes da história dos videogames se enfrentando em terra brasilis! Quinto título da série Mario & Sonic, o jogo traz os personagens para disputar o ouro no Rio de Janeiro, em modalidades como futebol, tênis de mesa, corrida 100 metros rasos e mais. Dá até pra colocar o seu Mii – personagem montado pelo próprio jogador, baseado em suas características – pra competir.

VAI DE RETRO!

E como o tema são os Jogos Olímpicos, hoje no quadro Vai de Retro! vamos relembrar a alegria das crianças e o martírio dos pais nos anos 1980: o game Dechatlon, do Atari!

(Foto: Reprodução)

Lançado para Atari 2600, Commodore 64, MSX, ColecoVision, Atari 5200 e Xbox 360 (olha só!) o jogo conseguia reproduzir, entre quadrados e retângulos, várias modalidades como arremesso de dardo, 100m rasos ou salto com vara. Mas o game ficou conhecido mesmo em outro quesito: o de destruir todo e qualquer controle – e a palma das mãos das crianças que se aventuravam no Dechatlon. O problema era a jogabilidade: o game consistia em balançar bem rápido o joystick enquanto se apertava o único botão vermelho. Para conseguir mais velocidade e ganhar as provas, as crianças colocavam a palma das mãos com força em cima do “manche”, o que resultava em controles quebrados e crianças machucadas. Era difícil ser “atleta” na década de 1980! Medalha de ouro para os pais, que corriam quantos metros rasos fossem necessários para conseguir nos alcançar: tudo isso para nos cobrar mais um controle quebrado e, como resultado, uma criança lesionada. Não gosto nem de lembrar.

O Vai de Retro! é um podcast de humor sobre games antigos, e pode ser ouvido em www.vaideretro.com.br ou pelo Spotify, Amazon Music, Google Podcasts e outros agregadores.