Foto: Divulgação PM
A Polícia Militar iniciou nesta segunda-feira, 26, a segunda fase da Operação Campo Seguro II, com objetivo de coibir a criminalidade nas comunidades rurais de todas as cidades de Minas Gerais. A operação será realizada em três etapas, a primeira iniciou em 23 de julho e a última encerra dia 8 de agosto.
De acordo com a Polícia Militar, a operação visa reforçar ações nas zonas rurais, e prevenir, reprimir qualificadamente as ações criminosas nas áreas adjacentes aos centros urbanos dos municípios, bem como nas vias de acesso na zona rural, aumentado à sensação de segurança das comunidades e reduzindo, inclusive, a incidência de crimes ambientais, além de contribuir com a situação econômica do Estado de Minas de Gerais.
Responsável por 10,7% da produção do agronegócio brasileiro com R$ 848,59 bilhões, destacando a produção de café, cana-de-açúcar, grãos, carne bovina, dentre outros. Conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Estado de Minas Gerais ocupa a 4ª posição no ranking do Valor de Produção Bruta (VPB).
Após o planejamento na primeira fase, nesta, que se estende até o dia 1º de agosto, serão realizadas visitas tranquilizadoras, comunitárias e reuniões em locais alvos de ações criminosas, cadastros de alvos em potencial, mobilização dos atores e forças sociais (cooperativas, sindicatos, sociedade civil, Consep e outros).
Para mobilização social, com o objetivo de aumentar a sensação de segurança dos cidadãos. Em seguida, na última fase, de 2 a 8 de agosto, serão executadas ações e operações de Policiamento Ostensivo Geral (POG) e Especializado.