Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Com carga horária maior e diferentes possibilidades de formação, o novo ensino médio começa a ser implementado nas escolas públicas e privadas do país a partir de 2022. A implementação do novo ensino médio será iniciada no ano que vem de forma progressiva com o 1° ano do ensino médio. Em 2023 com as 1ª e 2ª séries e completando o ciclo de implementação nas três séries do ensino médio em 2024.
Esse modelo traz uma nova organização curricular e a ampliação da carga horária mínima das atuais 800 horas para 1.000 horas anuais. Contempla as aprendizagens essenciais e comuns a todos os jovens e a oferta de diferentes possibilidades de escolha aos estudantes a partir dos itinerários formativos incluindo a formação técnica e profissional de forma a aprofundar conhecimentos e ajudar na inserção dos jovens no mercado de trabalho.
O ministério tem ofertado apoio técnico e financeiro às secretarias de educação para a elaboração dos referências curriculares alinhados ao novo ensino médio. De acordo com o Ministério da Educação, foram investidos nesse novo projeto mais de R$ 70 milhões nas secretarias de educação para readequação de seus referencias curriculares e para formação dos profissionais de educação. Foram repassados para 4 mil escolas piloto, totalizando R$ 360 milhões em apoio financeiro.