FOTO – DIVULGAÇÃO
Na segunda-feira, 12, mais um grupo de escolas estaduais retornou as atividades presenciais, de forma híbrida, onde o aluno tem uns dias de aulas presenciais e outros de aula on-line. Depois de iniciarem o retorno de forma optativa, com crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental 1, agora, foi a vez dos alunos do nono ano do ensino fundamental II e terceiro ano do ensino médio. Mas neste primeiro momento, a adesão tem sido inferior ao esperado.
Segundo informações apuradas pela reportagem do Portal Webterra, na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal), que é uma das maiores de Montes Claros, o retorno foi tranquilo, A escola estava preparada e seguiu o protocolo sanitário do estado de Minas Gerais, contudo os alunos neste primeiro momento não retornaram como esperado. Dos 400 alunos do terceiro ano menos de 10 retornaram. E no ensino fundamental, dos mais de 280 alunos do nono ano, menos de 10 retornaram, quanto a greve nossa escola não ouve adesão até o momento.
Em nota, a Secretaria de Estado de Educação comentou sobre o retorno:
A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) informa que nesta segunda-feira (12) o estado deu continuidade ao retorno híbrido, seguro e optativo das atividades presenciais, iniciado no dia 21 de junho nas escolas da rede estadual de Minas Gerais. Em todo o estado, já são 751 escolas que retomaram as atividades presenciais, sendo que cerca de 60 mil estudantes indicaram que voltariam às atividades presenciais.
Destacamos que a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Sendo assim, nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno ao ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar em permanecer no modelo remoto de ensino continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.
Sobre a greve convocada pelo sindicato da categoria, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) informa que vai acompanhar a adesão ao movimento nas escolas estaduais, mas reitera que o processo de retomada das atividades presenciais segue planejado com todo cuidado e segurança, com o retorno dos estudantes para mais escolas em todo o estado.
Reforçamos ainda que a retomada das atividades presenciais na rede estadual está acontecendo de maneira segura, híbrida, gradual e facultativa, seguindo rigorosamente todos os protocolos sanitários da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), desenvolvido em conjunto por um grupo de trabalho formado por especialistas nas áreas de saúde e educação, e balizado por critérios técnicos que orientam as deliberações do Comitê Extraordinário Covid-19.