A prefeitura de Janaúba anunciou o retorno gradual das aulas presenciais na rede municipal de ensino. O município era um dos 14 da região da Serra Geral que optou em não retornar às aulas no dia 21 de junho – data estipulada pelo Governo de Minas.
O anúncio foi feito ontem, após uma análise criteriosa dos dados relacionados à pandemia. Diante da decisão do Governo do Estado o município de Janaúba estabeleceu um novo calendário para retorno gradual das atividades que se dará da seguinte forma: até o dia 16 de julho às escolas serão preparadas para receber os alunos, com insumos (álcool 70%, desinfetante, luvas e máscaras) de prevenção ao novo coronavírus – também haverá adequação na infraestrutura para oferecer o distanciamento de no mínimo dois metros entre os alunos.
“Esse período também servirá para que todos os funcionários da educação se inteirem sobre os procedimentos de prevenção da Covid-19. Ou seja, as escolas municipais serão preparadas, bem como os professores, para este momento, com o acolhimento dos profissionais e o fortalecimento da parte emocional deles”, pontua o prefeito de Janaúba, Zé Aparecido (PSD).
PREVENÇÃO
O retorno dos alunos na rede municipal de ensino respeitará todos os protocolos de segurança em vigor, como o uso obrigatório de máscaras, distanciamento, higienização das mãos e limitação na capacidade das salas. Desta forma, as atividades serão no formato híbrido, com aulas presenciais e remotas, de acordo com o número de alunos por sala. O protocolo prevê, ainda, a aferição de temperatura na entrada da escola.