Decreto municipal amplia quantidade de pessoas em casas de festas e eventos

FOTO: FÁBIO MARÇAL – ASCOM PMMC

Na noite de segunda-feira (5), a Prefeitura de Montes Claros, publicou o decreto municipal de nº: 4240, que amplia o número de pessoas que podem acesso à casa de festas e eventos.

De acordo com o novo decreto, à partir desta terça-feira (6), fica permitido o funcionamento destas casas de eventos, desde que atendam algumas exigências, como por exemplo: limite de entrada de apenas 30% da quantidade da capacidade de pessoas nos respectivos locais e sendo o limite de 100 pessoas para cada estabelecimento; exige-se que tenha no máximo uma pessoa a cada quatro metros quadrados do ambiente fechados e uma pessoa a cada dois metros em ambientes abertos.

Ainda de acordo com o decreto, em caso de serviço de comidas e bebidas, o atendimento, para quem permaneça no recinto, somente poderá ser feito a pessoas sentadas em seus lugares e a distância entre as mesas reservadas aos presentes não poderá ser inferior a 02 (dois) metros; cada mesa, reservada aos presentes, não poderá contar com mais de 04 cadeiras.

É importante ressaltar ainda que o decreto determina que os responsáveis pelas casas de festas e eventos deverão encaminhar à Secretaria Municipal de Saúde, até a data da realização do evento, listagem contendo o nome, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda e o telefone ou endereço eletrônico, das respectivas pessoas que estarão presentes no ato. Os responsáveis encaminharão a listagem de que trata o parágrafo anterior para o e-mail: gabinetesmsmoc@yahoo.com.br.

Para o diretor da Associação Mineira de Eventos e Entretenimento (AMEE), Luiz Fernando Aguiar Nobre, “recebemos com bastante otimismo esse novo decreto, pois sabemos que os eventos que os eventos não vão voltar da noite para o dia, e que isso vai acontecer de forma lenta e gradativa e sempre soubemos que seriamos os primeiros a parar e os últimos à voltar, mas agora começa a melhorar, pois a vacinação está evoluindo, os casos de notificações, internações e mortes também estão caindo, e com isso a gente já começa a ver um futuro, e esse decreto foi um grande passo para essa retomada”.

Ainda de acordo com Luiz Fernando, muitos eventos já começam a voltar, “casamentos, aniversários, solenidades já estão sendo agendados à partir deste decreto, e agradecemos e parabenizamos o município pela atitude, e essa demanda foi levantada por nós durante a última reunião de crise. E como seguimos as mesmas regras de bares e restaurantes, atendendo todas as medidas, com isso não tem risco, porque os salões de festas são muito mais amplos que bares e restaurantes. Estamos com grande esperança de que no fim de julho para início de agosto, deve flexibilizar ainda mais. O que pregamos é que todos os associados sigam os decretos, pois eles são publicados para serem cumpridos e não para serem discutidos e inclusive estamos ajudando o município nesta fiscalização. E destacar que é possível realizar eventos com segurança, seguindo todos os protocolos”.