A Prefeitura de Montes Claros informou nesta segunda-feira, 5 de julho, a ampliação da vacinação contra a H1N1 a população. A decisão foi do Ministério da Saúde que orientou os municípios a começar a vacinar contra a gripe todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. A meta é imunizar o maior número de pessoas contra a doença.
De acordo com o último levantamento da Vigilância Epidemiológica de Montes Claros, o público alvo na cidade é de 143.574 pessoas (estimado pelo Ministério da Saúde) e até o momento foram aplicadas somente 78.051 doses da vacina. Contabilizando apenas 52,20% do público imunizado.
“Encontra-se em andamento a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, prevista para o período de 12 de abril a 09 de julho de 2021, tendo como objetivo a vacinação dos grupos prioritários previamente definidos, buscando garantir o alcance da meta de cobertura vacinal de pelo menos 90% desses grupos. No entanto, até 28 de junho, as coberturas vacinais nacionais, estaduais e municipais ainda estão baixas e heterogêneas, o que pode levar a formação de bolsões de pessoas não vacinadas contra a influenza, favorecendo o aparecimento da doença e suas complicações, em especial nos grupos de maior risco”, diz trecho do documento enviado pelo Ministério da Saúde.
Minas Gerais
Segundo a SES-MG, Minas Gerais é o estado com a maior cobertura vacinal: foram aplicadas 4.600.950 doses, o que equivale a 53,5% de cobertura do grupo prioritário, conforme dados do Ministério da Saúde (MS).
Recomendações
No ato da vacinação é necessário apresentar documento pessoal, cartão SUS e comprovante de residência. Por medida de segurança, pessoas que receberam qualquer vacina antes desta precisam respeitar um intervalo mínimo de 14 dias entre as doses.