Foto: Fábio Marchetto/SES-MG
Januária foi a primeira cidade do Norte de Minas a receber as vacinas da Janssen, produzida pela divisão farmacêutica da Johnson & Johnson. A aplicação do imunizante começou na semana passada e contribuiu para o avanço da vacinação no município – Januária já está vacinando pessoas a partir dos 32 anos. Esta é a primeira vez que Minas Gerais recebe vacinas da Janssen, sendo o quarto imunizante em utilização no Brasil contra a Covid-19.
Ao todo, foram distribuídas 1.465 vacinas da Janssen – no momento é esse é o único imunizante que precisa de apenas uma dose. O município também recebeu 4.626 do imunizante da Pfizer, 2.820 da vacina CoronaVac e 30 da AstraZeneca.
A definição do público-alvo dessa nova remessa está definida conforme cada imunizante recebido, sendo que as doses da vacina Pfizer serão destinadas à continuidade do esquema vacinal das pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente. As doses da CoronaVac serão utilizadas para imunização das forças de segurança e salvamento e trabalhadores da educação do ensino básico e do ensino superior. Já as vacinas da Janssen serão utilizadas na imunização de trabalhadores do transporte coletivo e da limpeza urbana, forças de segurança e de salvamento, além de 80% da população de rua do estado.
E, por fim, as doses da AstraZeneca reforçam a vacinação dos grupos prioritários e serão destinadas à aplicação de 30% dos trabalhadores de educação do ensino superior e D2, conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI).
Caso algum município tenha completado o esquema vacinal de todas as pessoas de um grupo prioritário, e tiver dose disponível, poderá avançar na imunização de outros grupos prioritários elencados pelo PNI, do Ministério da Saúde.