Foto: Divulgação Sebrae
O primeiro ciclo do Programa Brasil Mais encerrou no mês de junho e atendeu 150 empresas do Norte de Minas. A iniciativa do Sebrae e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) tem como objetivo estimular a cultura da inovação e fomentar a competitividade dos pequenos negócios, por meio de acompanhamento personalizado de um agente local de inovação. Para a próxima etapa a previsão é que sejam atendidos outros 175 empresários.
Rosilei Ferreira é uma das agentes de inovação que acompanhou e orientou os empreendedores durante a primeira etapa do programa. “Os resultados foram muito positivos. A dedicação dos participantes e a maneira como a interação entre nós se deu foram fundamentais para que eles identificassem oportunidades e aumentassem a produtividade”, conta a agente.
Com o apoio do Brasil Mais, os empresários estão dando um novo rumo aos seus negócios. Um exemplo é Waldirene Silva Bezerra, proprietária do salão Visual Fashion, que funciona em Pirapora há quase 20 anos. Ela revela que o programa trouxe uma nova dinâmica à empresa. “Estava com muita dificuldade financeira e precisava descobrir onde estava o gargalo. Orientada pela agente de inovação, adquiri uma plataforma on-line que resolveu meus problemas de agendamento e passou a mostrar todo o movimento do salão por meio de gráficos e números que indicam onde devo investir mais. Ou seja, o programa otimizou meu negócio”, enfatiza.
Outra empreendedora que está feliz por participar do Brasil Mais é Milene Santos Saraiva, da Chinelos Personalizados Moc. “Com o programa, vi que era necessário mudar o foco do meu negócio, para aumentar a produção, as vendas e o faturamento. As novas ferramentas apresentadas pelo agente de inovação foram fundamentais. Percebi que é possível aumentar as vendas sem fazer grande investimento”, diz Milene.