Criminosos colocam fogo na aldeia Xakriabá

Nesta madrugada, criminosos incendiaram a aldeia Indígena Xakriabá, em São João das Missões. A tradicional escola Xukuranke e a Casa da Medicina foram totalmente destruídas pelas chamas – a dor maior dos indígenas é o marco histórico que cada instituição representa para a aldeia. Era na escola que ficava arquivado toda documentação dos moradores que servia como acervo de consultoria para estudos.

“Esse lugar (a aldeia) é onde construí minha vida toda, a trajetória escolar desde os seis anos de idade, lugar onde ainda criança vi muitas lideranças e professores que se reuniam para avançar na luta pela educação, pelo direito. A escola foi um ‘chão’ que levou à aldeia  importantes decisões e conquistas. Não entendo como alguém é capaz de cometer tamanha crueldade”, lamenta o cacique dos Xakriabá, Domingos Nunes.

Os livros foram tomados pelo fogo, assim como o acervo de ervas medicinais que era mantido na Casa da Medicina. – o sentimento dos índios é de luto. O cacique acredita que o crime foi uma forma de retaliação pela manifestação dos indígenas, realizada ontem em todo país contra o Projeto de Lei n°409, que está em tramitação na Câmara dos Deputados, que dificulta a demarcação de terras indígenas. Os Xakriabá fecharam a BR-135 que liga a cidade de São João das Missões a Manga.

“A luta e a justiça precisam caminhar juntos – não se resolve nada com violência. Esse crime  não vai desanimar a nossa coragem de lutar pelos direitos coletivos do povo Xakriabá. Até porque, o primeiro sinal de sabedoria em uma guerra é lutar pela paz”, ressaltou o cacique.

Como o crime ocorreu dentro de uma propriedade indígena, as investigações estão à cargo da Polícia Federal – ainda não há suspeitos. Ninguém ficou ferido.