O Norte de Minas acaba de alcançar o número de 195.358 pessoas já imunizadas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Essas pessoas já tomaram as duas doses de uma das vacinas: CoronaVac, Pfizer/BioNtech ou AstraZeneca/Universidade de Oxford, o que garante que, mesmo contraindo a Covid-19, a pessoa não evoluirá para as formas mais graves da doença.
De acordo o painel do “vacinômetro”, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, as cidades que mais vacinaram (as duas doses) foram, Fruta de Leite, Ibiaí, Ibiracatu, Lagoa dos Patos, Matias Cardoso, Olhos D´Água, Rio Pardo de Minas e Varzelândia. – todas estão com mais de 90% da população imunizada.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, 463.781 já tomaram a primeira dose de uma das vacinas contra a Covid-19. Somando a aplicação da primeira e segunda dose, os 86 municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas contabilizam a aplicação de 642 mil 557 doses de vacinas. Isso corresponde a 77,29% de imunizantes já aplicados pelos municípios, tomando como base o quantitativo total já recebido pela região.
“Isso possibilita à SES-MG ter conhecimento da evolução da vacinação contra a Covid em cada município e, com isso, programar o envio de novas remessas de imunizantes de acordo com a realidade de cada localidade”, pontua a coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes.
Outros 26 municípios que integram as áreas de atuação da SRS de Montes Claros e as Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora apresentam percentual de vacinas recebidas e aplicadas acima de 80%: Berizal; Bocaiúva; Buritizeiro; Campo Azul; Catuti; Claro dos Poções; Francisco Dumont; Grão Mogol; Icaraí de Minas; Itacambira; Mirabela; Montezuma; Montes Claros; Nova Porteirinha; Novorizonte; Padre Carvalho; Pirapora; Porteirinha; Santa Fé de Minas; São João das Missões; São João do Paraíso; Serranópolis de Minas; Vargem Grande do Rio Pardo e Várzea da Palma.