A cidade de Joaquim Felício, com pouco mais de 4 mil habitantes tem se destacado nas causas ambientais. O município já possui uma Unidade de Triagem e Compostagem – UTC, onde é feita a separação de todo o lixo da cidade que vai para o aterro sanitário, do material que pode ser reciclado.
Nessa semana Mundial do Meio Ambiente será iniciado o processo de capacitação para implantação da coleta seletiva, por meio do alinhamento de ações das equipes da coleta de lixo, varredeiras, garis e funcionários que trabalham na triagem. Em seguida haverá uma sensibilização com todos os funcionários públicos da cidade, de acordo com os setores correspondentes.
Após o treinamento, a equipe da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente irá fazer um trabalho de sensibilização junto à comunidade, de porta em porta, com a distribuição de panfletos e apresentação de como será feita a coleta em todos bairros a partir do dia 21 de junho.
A Secretária responsável por esta iniciativa, Alessandra Amorim, espera com este trabalho que a cidade consiga inicialmente coletar cerca de 50% de todo material reciclável doméstico. Esta ação além de agregar ao trabalho que já vem sendo desenvolvido pelos profissionais da Unidade de Triagem e Compostagem de Joaquim Felício, se torna mais relevante ainda por instigar o comprometimento da comunidade na preservação do meio ambiente, diminuição da poluição, e também gerar renda por meio da venda dos produtos recicláveis.