O Hospital Universitário recebeu na manhã desta quarta-feira (12), 200 litros de álcool 70% entregues pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e pela Receita Federal de Montes Claros.
De acordo com o Delegado da RF, Filipe Florêncio, a Receita doou para o IF 200 mil litros de cachaça adulterada que foi apreendida em uma fábrica clandestina em agosto de 2020 em Montes Claros. Na época, a Polícia Militar estourou o depósito onde os criminosos falsificavam cachaça, inclusive, usavam rótulos de marcas conhecidas pela qualidade no mercado.
Os produtos foram transformados em álcool em gel pelo Instituto, que conta com uma modera usina que transforma álcool 70%.
“Tiveram que ser várias viagens, pois eram 200.000 litros de cachaça. Eles buscaram parte semana passada, e hoje estão buscando mais. Aproveitaram ainda e trouxeram uma parte já transformada em álcool líquido e em gel para o HU, já que também estão doando para hospitais do Sul de Minas. Para o HU foram 150 líquido, e 50 em gel”, explica Filipe.
O delegado ainda destaca que a parceria foi importante, pois gerou uma economia para os cofres públicos, já que, caso não tivesse destino, teria que ser destruída.
A doação foi comemorada pela Príscilla Izabella Barros de Menezes, Superintendente Hospital Universitário Clemente de Faria.
“Essa doação veio em uma excelente hora para o Hospital diante da crise que a gente vivência. A pandemia trouxe uma dificuldade no mercado de compra de aquisição de insumos e o álcool é essencial para o tratamento da Covid. A gente fica extremamente agradecidos com a Receita Federal com essa doação.
A superintende ainda destaca, que o mês de março foi um dos piores meses da pandemia na cidade e que demandou muito produto.
“Nós estamos nos preparando, revendo nossos contratos, nossos estoques, porque o consumo foi extremamente alto na última onda” finaliza.