A Prefeitura de Montes Claros dará início nesta terça-feira, 11, à segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza (H1N1). Nesta etapa, serão imunizados idosos, com idade a partir de 60 anos, e professores das redes pública e privada.
Montes Claros possui, hoje, cerca de 50 mil idosos, além de 5 mil professores, e a meta da Secretaria de Saúde é vacinar 90% desses dois públicos. As vacinas serão ofertadas nas 29 salas de vacinação do município (confira lista em anexo), além de um drive-thru montado nas Faculdades Santo Agostinho (de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas) e um walk-thru na Praça Doutor Carlos (de segunda a sexta, das 8 às 15 horas).
Aqueles que fazem parte do público-alvo da primeira fase da campanha (crianças com idade entre seis meses e 6 anos incompletos, gestantes, puérperas e trabalhadores da Saúde) que ainda não se imunizaram podem procurar os mesmos locais para receber a vacina.
As próximas etapas da campanha incluirão caminhoneiros e integrantes das forças de segurança, entre outros.
Já que a vacina contra a influenza tem grupos prioritários em comum com a da COVID-19, recomenda-se um intervalo de no mínimo 14 dias entre a aplicação das duas vacinas.
H1N1 – A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1, um subtipo do influenzavírus do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína (daí o nome pelo qual ficou conhecida inicialmente), que infectaram porcos simultaneamente.
O período de incubação varia de três a cinco dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. (https://drauziovarella.uol.