Pelo menos 149 hospitais receberam os medicamentos durante esta semana
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) já disponibilizou para 149 unidades hospitalares mais um quantitativo de medicamentos do kit intubação para atender às instituições que se encontram em níveis considerados críticos. As 123.031 unidades de fármacos são compostas por cistracúrio, atracúrio, brometo de rocurônio, propofol suficientes para três dias.
A secretaria também disponibilizará 102.800 unidades de fentanil para o atendimento de pelo menos dez dias. Todos são itens essenciais à sedação dos pacientes em tratamento de covid-19.
A SES-MG, juntamente com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), faz levantamento periódico dos estoques dos prestadores e fornecedores de medicamentos e insumos das unidades hospitalares. Também é monitorado o abastecimento de medicamentos nas redes públicas e privadas de assistência médico-hospitalar, que devem informar regularmente à SES-MG sobre o quantitativo de estoques de medicamentos e insumos disponíveis.
Assim que cada remessa chega ao estado, o resultado do monitoramento semanal é analisado para distribuição aos hospitais em situação mais crítica e conforme disponibilidade do estoque. A sugestão de distribuição é validada junto a uma comissão da SES-MG e do Cosems-MG.
O monitoramento semanal dos estoques de kits intubação por hospital e a quantidade de medicamentos disponibilizada pela Secretaria podem ser acessados neste link.
Confira a relação de medicamentos:
Cisatracúrio – 3.116
Atracúrio – 9075
Brometo de rocurônio – 4640
Fentanil – 102.800
Propofol – 3.400
Total: 123.031