NORTICIANDO (by Arthur Amorim Júnior)
ANTECIPAÇÃO DE 1% DO FPM PARA SETEMBRO
As constantes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios – FPM já estão tirando o sono dos alcaides norte-mineiros. Para não ter que adotar medidas nada ortodoxas, a solução é mobilizar os parlamentares e buscar a antecipação do 1% do fundo para setembro próximo, e não para dezembro, como vem sendo anunciado. Em reunião com alguns prefeitos do Cimams, na manhã dessa quinta-feira 29/04, com o ex-ministro do turismo, o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PSL), o dirigente da entidade, Valmir Morais de Sá (PTB), prefeito de Patis, saiu na frente e aproveitou para pedir que o parlamentar seja o interlocutor junto ao presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta reivindicação.
APROVEITANDO A OPORTUNIDADE
Experimentado na vida pública e cumprindo seu quarto mandato como prefeito de Patis, além de já ter comandado a Amams por quatro mandatos também, hoje, à frente do maior consórcio de municípios do Estado, Valmir Morais é sabedor da relação que o parlamentar peeselista mantém com o presidente Bolsonaro, já que por dois anos, esteve à frente do Ministério do Turismo, por isso, aproveitou o momento e fez a cobrança antecipadamente em favor dos municípios da região e do Estado, quiçá Brasil. Com certeza, o pedido do presidente do Cimams vai ser copiado por outros dirigentes municipalistas do Estado e do País.
LIGAÇÃO PARA ASSESSORIA DA PRESIDÊNCIA
E a boa nova para a prefeitada norte-mineira foi que o deputado Marcelo Álvaro tão logo encerrou a reunião com os prefeitos do Cimams, manteve contato com a assessoria da presidência da República, onde apresentou a reivindicação de antecipação desse percentual para o mês de setembro deste ano, e foi apontada a possibilidade de que ela aconteça. O próximo passo da entidade é formalizar um documento mostrando o porquê que se faz necessária esta antecipação do 1% do FPM para salvar os municípios.
ACADEMIAS DE SAÚDE
Por falar no deputado Marcelo Álvaro, a sua agenda em Montes Claros, nessa quinta-feira 29/04, era para, em companhia do seu colega de partido, o deputado estadual Professor Irineu, entregar oito Academias de Saúde para os municípios de Brasília de Minas, Curral de Dentro, Luislândia, Nova Porteirinha, Ibiaí, Mirabela, Chapada Gaúcha e Varzelândia. Foi a sua primeira visita ao município, desde à sua vinda por terras montes-clarinas, em agosto do ano passado, quando estava à frente do Ministério do Turismo e veio anunciar os recursos para construção do Centro de Convenções do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, e que será gerenciado pelo Cimams.
MAIS 25 ACADEMIAS
Ainda sobre as academias de saúde, é importante destacar que a destinação da emenda parlamentar do deputado Professor Irineu foi obtida junto a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Sedese, e com a participação do Consórcio, obedecendo os critérios de escolha baseados no porte dos municípios, como o seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a sua demanda reprimida na oferta de espaços coletivos para democratização das atividades físicas, com a finalidade de promover acesso ao lazer e práticas que beneficiem a saúde dos munícipes. A expectativa, segundo parlamentar, é de que outras 25 academias sejam doadas para outros municípios da região. O parlamentar fez questão de afirmar que deputados de outras regiões também têm o interesse de ajudar a região, pois o interesse é de ajudar as cidades e os seus moradores.
(*) Jornalista, articulista, assessor de comunicação, colunista político e social