NORTICIANDO (by Arthur Amorim Júnior)
PARQUE PAULO RIBEIRO
Várias foram as manifestações dos edis, em homenagem ao saudoso secretário de Meio Ambiente Paulo Ribeiro, que faleceu no sábado 24/04. Destaque para a sugestão do vereador e ambientalista Soter Magno que apresentou a proposta de batizar o nome do Parque Belvedere, em Parque Paulo Ribeiro. Na oportunidade, o edil mostrou aos pares, no telão, o parque e disse acreditar que o saudoso secretário iria gostar desta homenagem. Outra proposta feita por Soter é de que sejam criados os circuitos turísticos com o nome de Paulo Ribeiro, em todos os parques.
ESFs DA ZONA RURAL GANHAM VEÍCULOS
Boa notícia para os moradores da zona rural montes-clarina, a prefeitura adquiriu novos veículos que atenderão as Equipes de Estratégia de Saúde da Família – ESFs. A vereadora Graça da Casa do Motor (PSL) comemorou este benefício que, segundo ela, além de encurtar distâncias, facilitará o transporte dos profissionais e das vacinas, com o objetivo de aumentar a velocidade do atendimento ao homem do campo na questão saúde e evitando que eles tenham que se deslocar até a sede do município.
CONTRA O RETORNO ÀS AULAS
O retorno das aulas presenciais a partir de decreto do alcaide montes-clarino deu muito pano para manga na edilidade, na manhã desta terça-feira 27/04. Como não poderia deixar de ser, os edis estavam unidos em relação ao retorno dos profissionais da educação e que mesma aconteça apenas mediante vacinação.
VOLTA SÓ COM VACINAÇÃO
O vereador Daniel Dias (PC do B) disse que se surpreendeu com o decreto do prefeito em anunciar o retorno as aulas presenciais, sem atender a contrapartida em vacinar os professores e outros profissionais que atuam no setor educacional. Afirmou que o seu requerimento que foi subscrito pelos nobres pares e que foi levado ao prefeito Humberto Souto e a Secretária de Saúde, Dulce Pimenta, para que a classe recebesse a imunização antes de retornar às salas de aula, já tem meses e até o momento nenhuma respostas à respeito foi dada. O edil criticou ainda, a falta de informação da secretaria em não detalhar como será feita a vacinação dos profissionais da educação. Finalizou afirmando que a vacinação é o ponto principal para retorno às aulas, porque vidas não voltam.
ESCOLHA DE SÓFIA
No mesmo tom crítico, a vereadora Iara Pimentel (PT) disse que este é o dilema que está sendo vivenciado pelos trabalhadore(a)s na educação, pois o decreto propõe o retorno das aulas sem a vacinação. Ou seja, os professores e toda comunidade estudantil estão naquele eterno dilema da “Escolha de Sófia”, volta as salas de aula sem vacinação ou corre o risco de morrer de fome ou de Covid. Relatou ainda, que cerca de mil profissionais da educação estão desempregados e que solicitou há mais de três meses, da Secretaria de Saúde, a lista de quem
está sendo vacinado, mas até o momento não obteve nenhuma resposta.
ADIAMENTO PARA DAQUI TRÊS MESES
O vereador Marlus (PT) disse que o retorno as aulas não pode ser usado de forma politiqueira. Argumentou que são muitas vidas que estão em risco. Sugeriu que o retorno às aulas fosse adiado para daqui a três meses, pois acredita que no ritmo em que está a vacinação até lá, este perigo tende a passar, mas no momento a situação ainda é crítica.
VACINAÇÃO PARA O SUAS
Ainda sobre o tema vacinação, mas n’outro setor profissional, a vereadora Maria Helena Lopes (MDB) informou que Comissão de Saúde da Câmara, da qual preside, esteve reunida com funcionários do SUAS e que eles solicitaram que sejam incluídos nos grupos prioritários para receberem a vacina. A edil pediu que os pares subscrevessem o pedido que foi feito à Comissão de Saúde para que esses profissionais sejam atendidos pela Secretaria de Saúde, já que os mesmos recebem diariamente a população mais vulnerável nas unidades do Cras e Creas.
KIT INTUBAÇÃO
Continuando o tema saúde e combate ao Covid-19, o vereador Wilton Dias (PTB) que na semana passada entrou com requerimento solicitando recursos para os hospitais locais instalarem miniusinas de oxigênio e que foi aprovado pelos pares, nesta semana usou o seu tempo na tribuna para solicitar que a o paço local adquira o kit intubação mediante importação. Em seu argumento, o edil disse que ele irá reabastecer os estoques dos respectivos medicamentos e evitar o colapso da saúde pública do município.
CEMEIS ABANDONADOS
O vereador Stalin Cordeiro (Podemos) cobrou da atual administração a retomada das obras das creches (Cemeis) que estão inacabadas em vários bairros do município. Ele criticou o descaso com essas obras, onde foram disponibilizados grandes somas de recursos e que estão sendo jogado fora. De acordo com levantamento feito pelo edil, conseguiu identificar nove Cemeis que estão com as obras paralisadas e sendo invadidos por matos, são eles: Monte Carmelo, Jardim Primavera, Alterosa, Acácias, Delfino Magalhães, Vila Real, Santa Lúcia, Residencial Vitória e Jaraguá II. Por isso, cobrou uma atenção especial por parte do Executivo para que as obras nesses Cemeis sejam retomadas o mais rápido possível.
(*) Jornalista, articulista, assessor de comunicação, colunista político e social