Sebrae na sua Empresa vai oferecer atendimento gratuito também a distância no Norte de Minas

Agora, donos de micro e pequenas empresas e microempreendedores Individuais poderão optar por receber atendimento presencial, on-line ou por telefone

No primeiro trimestre deste ano, 1.024 pequenos negócios foram atendidos pelo programa Sebrae na sua Empresa no Norte de Minas. A expectativa é que até dezembro mais de 50 mil recebam o atendimento em todo o estado. Agora, além do atendimento presencial, os donos dos empreendimentos também poderão optar por receber gratuitamente as orientações a distância – pela internet ou por telefone.

O gerente da Regional Norte do Sebrae Minas, Cláudio Luiz Oliveira, destaca a importância do programa. “O Sebrae na sua Empresa auxilia os empreendedores na melhoria da gestão do negócio e na tomada de decisões. Com essas novas formas de atendimento, continuamos levando apoio aos municípios, respeitando os decretos de cada um.”

Além de gratuito, o Sebrae na sua Empresa oferece atendimento personalizado. Podem participar do programa Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e Microempreendedores Individuais (MEIs) de todos os segmentos, exceto produtores rurais e artesãos, com faturamento de até R$ 4,8 milhões por ano e com inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Serão atendidos empreendimentos que já participaram do programa em anos anteriores e empresas indicadas por parceiros, como associações comerciais, câmaras lojistas, sindicatos, cooperativas, entre outras entidades locais. Além disso, donos de pequenos negócios também poderão acessar o site www.sebraemg.com.br e o formulário digital e manifestar o interesse em receber o atendimento personalizado.

Em conversa com o empreendedor participante, o especialista do Sebrae Minas identifica os desafios e as dificuldades relacionadas à gestão da empresa e orienta o cliente sobre as possíveis soluções. Em seguida, os donos dos empreendimentos recebem, por meio de mensagem de WhatsApp ou e-mail, o relatório do atendimento com as indicações de conteúdos, ferramentas e materiais direcionados para a solução dos desafios tratados.

Melhora na gestão

Fabrícia Aparecida Martins é uma das empresárias atendidas pelo programa. Proprietária de duas lojas de confecção em Montes Claros, ela conta que o atendimento mudou sua forma de administrar o negócio.  “O programa me ajudou muito na relação com meus funcionários, na parte financeira e na organização como um todo. A cada visita da especialista, tirávamos dúvidas e corrigíamos as falhas. Creio que esse atendimento on-line vai ajudar muitos empreendedores que, como eu, têm dificuldades”, destaca Fabrícia.

Mais personalizado

Entre 2010 e 2020, mais de 600 mil pequenos negócios mineiros foram atendidos pelo Sebrae na sua EmpresaAo logo desses anos, o programa teve que ser adaptado às mudanças do mercado e à evolução tecnológica, principalmente em relação à abordagem de teorias e práticas e à disponibilização desses conteúdos para o ambiente digital.

Em 2021, novas temáticas foram desenvolvidas em oito áreas, nas quais se concentram grande parte das dificuldades e necessidades dos pequenos negócios: finanças; acesso a crédito; estratégia e gestão; liderança e pessoas; marketing e vendas; leis, impostos + MEI e marketing digital e inovação, além do material de marketing e relacionamento, que foi atualizado no contexto da pandemia.

Por Cida Santana