NORTICIANDO (by Arthur Amorim Júnior)
R$ 1 MILHÃO PARA OS HOSPITAIS
Importante requerimento apresentado pelo vereador Wilton Dias (PTB) e que foi aprovado pelos pares, solicitando a destinação de R$ 1 milhão para as unidades hospitalares de Montes Claros, para ajudar no enfrentamento da pandemia do Covid-19. A proposta do edil é de que a partir desses recursos, às unidades hospitalares instalem miniusinas de oxigênio, com capacidade de produção de até 30 metros cúbicos/hora de oxigênio hospitalar, ou microusinas de oxigênio, com capacidade de até 20 metros cúbicos/hora de oxigênio hospitalar. Aprovado pelos pares, agora só depende da canetada do alcaide para que esses recursos sejam disponibilizados para as unidades hospitalares montes-clarinas.
NOMEAÇÕES DEMORADAS
A demora na nomeação dos profissionais da educação que foram aprovados no processo seletivo, foi mais uma vez alvo de cobrança do vereador Daniel Dias (PC do B), na Tribuna da Casa. Além de considerá-lo complicado e demorado, o processo segue arrastado, lembrando que já e passaram quatro meses e até o momento, as prometidas nomeações continuam como dantes no quartel de Abrantes, ou melhor, no Palácio da Cula Mangabeira.Com a palavra a Secretaria de Educação.
VACINAÇÃO DOS QUILOMBOLAS
Por falar em vacinação, a vereadora Graça Gonçalves Dias (PSL), a Graça da Casa do Motor, defendeu e cobrou durante o seu tempo na tribuna, que as comunidades quilombolas de Monte Alto e Nogueira sejam imunizadas. Em defesa dos quilombolas montes-clarinos, a edil argumentou que eles foram incluídos nos grupos das prioridades do Programa Nacional de Imunização – PNI e por isso têm o direito de receber a vacina.
PRAÇA DO CHIQUINHO GUIMARÃES
A UPA Chiquinho Guimarães além de ter sido uma conquista obtida pela vereadora Maria Helena Lopes (MDB) em favor dos moradores daquela região, tem se tornado num braço auxiliar no atendimento de pacientes com Coronavírus e tem ajudado a desafogar os prontos-socorros do município. Através desta conquista, outros benefícios estão chegando aos moradores daquela parte da cidade. A edil informou que os materiais restantes da obra serão utilizados para construção da praça naquele bairro, que contará ainda, com recursos da emenda parlamentar do deputado Tadeuzinho (MDB). .
CONTRA O CHACREAMENTO
Mais uma vez, o vereador e ambientalista Sóter Magno (PSD) alertou sobre o interesse de uma empresa em querer lotear a Serra da Sapucaia. Em 2016, o então prefeito em exercício, José Vicente Medeiros, havia assinado um decreto de tombamento da Serra do Mel, ou Serra da Sapucaia. Na época, o tombamento foi aprovado, por unanimidade, pelo Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural de Montes Claros, abrangendo uma área de cerca de 2.600 hectares. Entretanto, depois de todas essas conquistas obtidas em favor da serra e do meio ambiente, a informação que chega à coluna é de que uma empresa paulista está interessada em negociar lotes no local. Preocupado com este interesse repentino, o edil ressaltou a importância daquela área para moradores, pois 35% do abastecimento de água da cidade é proveniente da serra.
SUSPENSÃO DA CRLV 2020
Durante a estada do Governado Romeu Zema, em Bocaiúva/Montes Claros, na sexta-feira 16/04, quando assinou a ordem de serviço da duplicação da BR-135, ligando os dois município, o vereador Stalin Cordeiro (Podemos) aproveitou para reforçar o pedido de suspensão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV 2020, enquanto durar a pandemia. O governador garantiu ao edil e informou que de acordo com a Lei 23.673/2020, que ele sancionou e que foi publicada no Diário Oficial do Estado, o CRLV relativo a 2019 será considerado para comprovação de regularidade dos veículos em circulação. A norma já está em vigor.
VACINAÇÃO PARA TODOS
“Não é hora de romantizar! Não é hora de flexibilizar! Não é hora de pensar em pedaços de asfaltos! É hora de buscar alternativas de investimentos para salvar vidas!” Assim se posicionou a vereadora, professora Iara Pimentel (PT) ao se mostrar contrária ao retorno às aulas, neste momento de pandemia. A edil defende que as aulas só retornem mediante a vacinação de toda comunidade escolar. Argumentou que o número de óbitos no município ainda é alto, sendo mais de 700 computados, 600 dos quais oriundos do Covid-19. A reabertura das escolas e a convivência dos profissionais da educação e das crianças neste momento, vai trazer um outro agravante a esta situação do Coronavírus. Alertou a vereadora petista
COMBATE À LEISHMANIOSE
O combate a Leishmaniose, nas cercanias montes-clarinas precisa ser melhor aparelhadas, principalmente no que diz respeito ao aumento do seu efetivo. A denúncia é da vereadora Ceci Protetora (PP) que informou que o município conta com apenas 30 agentes que atuam no combate à Leishmaniose, em todo município. Na manhã desta terça-feira, 20/04, a edil entrou com requerimento e que foi aprovado pelos pares solicitando a urgente regulamentação do Comitê de Políticas Públicas de Combate à Leishmaniose.
(*) Jornalista, articulista, assessor de comunicação, colunista político e social