Desde 2012 pacientes oncológicos do Hospital Dilson Godinho recebem tratamento odontológico. Este tratamento é realizado graças à parceria entre a instituição de saúde e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), através dos dentistas que estão cursando mestrado. Cerca de 150 pacientes são atendidos mensalmente com trabalhos diversos como: biópsia, laserterapia, terapia fotodinâmica, prevenção de mucosite, xerostomia e tratamento de infecções oportunistas na cavidade oral.
O coordenador do projeto, André Luiz Sena Guimarães, destaca que “além dos tratamentos, são desenvolvidas pesquisas clínicas no hospital. Recentemente foi desenvolvido e publicado um trabalho que demonstra o benefício da acupuntura na redução da xerostomia (boca seca) que acomete os pacientes”. O hospital hoje atua na vanguarda da odontologia para pacientes oncológicos.
A dentista Cristina Durães fala sobre o trabalho desenvolvido no Hospital, “em um primeiro momento nós avaliamos o paciente para ver o tipo de tratamento que precisa ser feito, e a partir daí, fazemos o atendimento a laser, com biópsia diagnóstico de câncer, seja ele de cabeça e pescoço ou outro, para evitar as feridas que aparecem na boca dos pacientes”.
Ainda de acordo com a dentista, “essas feridas são denominadas mucosites, que são tratadas com laser para que o paciente possa se alimentar e, além disso, não interrompa o tratamento, o que diminui a chance de cura e ainda aumenta o custo do tratamento, pois os gastos são maiores com internações e medicamentos”.
“Nosso trabalho é um suporte ao tratamento oncológico, com foco na diminuição de internação, de necessidade de sonda nasoentérica e maior adesão do paciente ao tratamento. Então nosso papel é dar suporte para que o paciente consiga realizar o tratamento sem interrupção, ajudando na redução dos gastos, tanto do SUS, como do paciente”, explica a dentista.