Sebrae Minas apoia inciativa que pretende melhorar o ambiente de negócios
A Receita Federal está implantando o Ponto de Atendimento Virtual (PAV) nos municípios da microrregião da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais. Com o apoio do Sebrae Minas, a inciativa é fruto de uma parceria entre a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e os municípios contemplados. O PAV já está em funcionamento em Janaúba e Espinosa e nos próximos dias será implantado em Porteirinha, Jaíba, Serranópolis de Minas, Pai Pedro, Monte Azul e Mamonas.
O PAV da Receita Federal tem como objetivo promover a inclusão de contribuintes impossibilitados de acessar o site da instituição ou que tenham dificuldades de deslocamento, a fim de otimizar tempo e recursos de moradores de cidades que não possuem unidade de atendimento da Receita. O município deve apenas disponibilizar o espaço físico da Sala Mineira do Empreendedor e dois servidores para o atendimento, sem nenhum outro custo adicional.
O Ponto de Atendimento Virtual funciona como uma ponte entre a Receita Federal e o contribuinte, como explica o delegado Filipe Araújo Florêncio, responsável pela implantação do PAV na região. “O contribuinte apresenta sua demanda, e os documentos são digitalizados e carregados em um processo eletrônico criado pela Receita. Isso permite que o serviço seja realizado sem a necessidade de deslocamento. Por exemplo, se alguém de Espinosa quiser regularizar o CPF, não mais precisa se deslocar até outra cidade, como fazia anteriormente”, enfatiza.
Para o analista do Sebrae Minas Jadilson Borges, a implantação do PAV é de grande importância para a região e irá impulsionar os pequenos negócios. “A iniciativa vai melhorar o ambiente de negócios e proporcionar praticidade no atendimento aos empreendedores, já que a maioria dos municípios não possuem ponto da Receita Federal. Por isso, o Sebrae, na sua função de apoiar os pequenos negócios, esteve atento e trabalhou na articulação e execução da ideia”, ressalta.