Novo edital deverá ser publicado ainda nesta sexta (19)
O prazo para convocação dos estudantes pré-selecionados no Fies 2021.1, que terminaria ontem (18), foi prorrogado, pelo Ministério da Educação (MEC), para o dia 14 de abril. O edital que confirma a mudança está previsto para ser publicado nesta sexta-feira (19).
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é destinado aos estudantes que não têm condições de pagar as mensalidades de uma faculdade privada. Ao abrir as inscrições, os interessados devem se inscrever de forma gratuita no site do FiesSeleção, atendendo a alguns critérios, como ter um fiador e uma renda familiar bruta que não ultrapasse cinco salários mínimos.
Após as convocações regulares, as vagas que sobram são destinadas aos estudantes que estão na lista de espera. Os candidatos devem acompanhar na página do programa as convocações.
Os convocados têm até três dias úteis, a contar a partir da data de divulgação da pré-seleção, para complementar a inscrição. Feito isso, o pré-selecionado terá até cinco dias, a contar do dia seguinte à data da complementação da inscrição, para apresentar na instituição para a qual foi pré-selecionado a documentação para validação. Esse procedimento também é feito, exclusivamente, na página do Fies.
Cada instituição de ensino superior tem uma Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), responsável pelo recebimento e análise da documentação exigida para a emissão do Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), que é necessário para formalizar a contratação do financiamento.
O estudante terá dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente ao da emissão do DRI, para entregar a documentação exigida para fins de contratação. A validação dessas informações é feita no âmbito da agência da Caixa Econômica, indicada pelo estudante no ato da complementação da inscrição do Fies.
Neste primeiro semestre de 2021, o programa ofertou 40 mil vagas e utilizou as notas de 2010 a 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como um dos critérios de avaliação. Os estudantes precisaram comprovar média de 450 pontos no Enem e média acima de zero na redação.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil