Mulher que inspira: empreendedora assume gestão de padarias da família e incrementa negócio

Ser mulher é matar um leão por dia. Ser mulher é, ser, ao mesmo tempo, firme e sensível, focada multitarefa sabendo que precisa ser uma super-heroína que terá que desbravar caminhos difíceis e inoportunos, principalmente em meio uma sociedade opressora. Elas são maioria da população brasileira, cerca de 51,8%, mas infelizmente ainda há um logo caminho a percorrer, já que a desigualdade, seja nas divisões de tarefas domesticas, seja nos salários ainda é gritante.

A mulher sempre ocupou o papel de subordinada ao longo dos anos, foi oprimida e discriminada em razão do gênero, isso, porque a sociedade compreendia a mulher unicamente como filha, futura esposa e mãe dedicada. Só que, ao longo do tempo, isso foi mudando e a figura feminina foi ganhando espaço, principalmente no mercado de trabalho.

No Brasil existem 8,6 milhões de mulheres donas do próprio negócios. E quem está se destacando nesse meio, são as mineiras que representam 9% dessa fatia. Com 771,4 mil empreendedoras, Minas Gerais só perde para São Paulo (1,9 milhões) em número de mulheres no comando dos negócios. É o que mostra um levantamento do Sebrae feita com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente ao terceiro trimestre de 2020. Apesar da quantidade expressiva de mulheres à frente de alguma atividade empreendedora, em Minas Gerais, elas representam 29% dos donos de negócios. “Com a pandemia houve queda de 3% no percentual da participação de mulheres mineiras donas de negócios, em relação ao último trimestre de 2019. Mesmo assim, diante de tantas dificuldades e incertezas, a maioria delas se mostrou valente e persistente em manter seus negócios abertos, gerando emprego, renda, e, sobretudo, sendo independentes e protagonistas de suas histórias”, contextualiza o Superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.

Determinada, inovadora e com a capacidade empreendedora adquirida de berço. Assim pode ser definido o perfil da empresária Ana Paula Veloso de Assis, sócia proprietária da rede Padarias Pão de Queijo, com três unidades em Bocaiuva, no Norte de Minas, e prestes a inaugurar a quarta. Ela herdou da família o gosto pelo empreendedorismo, o que contribuiu para o crescimento dos negócios. Ana faz parte do grupo de 771,4 mil empreendedoras mineiras. Ela é a mais velha de três irmãos e a única da família que seguiu os passos dos pais e, ainda muito jovem, começou a trabalhar no empreendimento. Mas, o fato de ser filha do dono não significava ter privilégios. “Quando comecei a trabalhar com meus pais, eles já tinham duas lojas. Iniciei como qualquer outro funcionário e fiz de tudo um pouco. Desde nova sou muito curiosa, observadora e sempre gostei de aprender”, conta.

Ana Paula veloso Assis – empresária

Após concluir a graduação em Administração de Empresas, Ana Paula somou o conhecimento acadêmico com a prática que já vivenciava no dia a dia da empresa e levou novas ideias para o negócio. “Com a conclusão do curso, me senti mais segura e percebei que era preciso implantar muita coisa. Eu estava com toda energia, cheia de novas ideias e, aos poucos, com muito diálogo, fui mostrando aos meus pais que as mudanças eram necessárias”, lembra.

A empreendedora relata que não foi fácil conquistar a confiança dos pais e dos colaboradores, uma vez que eles já tinham uma maneira de administrar o negócio. “Não é fácil chegar e tentar mudar o que funcionava bem. Mas eu sentia que poderia ser melhor. Era preciso inovar, usar a tecnologia a nosso favor, investir em marketing. Aos poucos, fui mostrando meu trabalho e conquistando a confiança de todos. Sou profissional, mas tenho uma relação de muito carinho e respeito com meu pais”, relata.

Quando Ana Paula começou na empresa da família, em 2011, eram duas unidades. No ano passado, ela se tornou oficialmente sócia da rede e, em meio à pandemia, comprou a terceira loja. A quarta unidade está prevista para ser inaugurada no próximo mês de abril. “Não estava nos nossos planos adquirir uma nova unidade naquele momento, mas foi uma oportunidade de negócio imperdível. Agora já estamos na fase final para abrirmos nossa quarta padaria “, enfatiza.

Capacitação e Inovação

Outra característica marcante da Ana Paula é a busca constante por capacitação e aprimoramento. “Gosto de aprender mais a cada dia. Sempre procuro o Sebrae em busca de cursos e consultorias. O Empretec foi fundamental na minha vida empresarial. Me trouxe um gás novo e muita vontade de colocar as ideias em prática”, ressalta, fazendo referência ao seminário aplicado pelo Sebrae,que potencializa o comportamento empreendedor.

“Ana Paula é uma empreendedora com grande visão de negócio. Com muita competência, assumiu a gestão dos negócios da família e está sempre em busca de qualificação. Atualmente, integra oPrograma Brasil Mais (Agente Local de Inovação) e participa do Programa de Fortalecimento da Panificação no Norte de Minas. É um exemplo de como prosperar os negócios da família”, ressalta o analista do Sebrae Minas Walmath Magalhães.

Uma das grandes inovações implantadas nas padarias foi o sistema delivery. “Bocaiuva é uma cidade pequena, mas que já carecia desse trabalho. Cadastrei a empresa no aplicativo Ifood deu muito certo. Considero a iniciativa como uma grande inovação, que contribuiu para alavancar as vendas”, conta Ana Paula.

Realização

Trabalhar em família, onde a mistura de aspectos emocionais e questões profissionais pode ser um desafio, não amedronta Ana Paula, que se diz realizada. ”Amo fazer o que faço. Gosto de servir as pessoas e busco sempre inovar e melhorar a cada dia. Trabalhar e contribuir para o crescimento dos negócios da família é um prazer. Procuro exercer a tolerância, a benevolência e, principalmente, a gratidão pela oportunidade que eles me deram”, reforça.