Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo, prefeitos e deputados da região norte do estado realizaram uma reunião por videoconferência na manhã deste sábado (6), para discutir o aumento dos casos de Covid-19 na região. Juntos entenderam a necessidade da inclusão do norte a Onda Roxa do Programa Minas Consciente.
A Onda Roxa do Programa Minas Consciente foi criada para conter a evolução da pandemia, restabelecer com velocidade a capacidade de assistência hospitalar do estado e preservar a vida.
Segundo a Superintendência Regional de Saúde, o decreto de lockdown será publicado no Diário Oficial e entrará em vigor neste domingo (7).
Tal medida foi tomada devido ao aumento de óbitos e internações por causa do Covid-19 na região. Diferente do plano opcional dos municípios às demais ondas do Minas Consciente, na fase Roxa o caráter é impositivo, devendo ser cumprido por todos os municípios incluídos pelo governo.
Poderão funcionar como serviços essenciais apenas bancos, serviços de saúde, transporte público, setores de energia, gás, postos de gasolina, construção civil, manutenção de equipamentos e veículos, lanvaderias, serviços de TI, imprensa e comunicação, além de empresas de tratamento de água e esgoto. Os correios e serviços funerários também irão funcionar normalmente.
O setor de alimentos, assim como no início da pandemia, voltarão a atender apenas online, com serviço delivery, sem limite de horário. Mas o toque de recolher permanecerá a partir das 20h. Ficará proibida a circulação de pessoas sem uso de máscaras e reuniões de pessoas que não moram juntas.