NORTICIANDO, 05 de março

ARLEN LEVA PREFEITOS A ZEMA

O deputado estadual Arlen Santiago (PTB) mostrou a sua força junto ao governo do Estado, ao reunir na tarde desta quinta-feira 04/03, 39 prefeitos do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, em Belo Horizonte, para uma audiência com o governador Romeu Zema (NOVO), no Palácio Tiradentes – Cidade Administrativa. Santiago conseguiu colocar os alcaides frente a frente com o governador mineiro, onde cada um teve a oportunidade de expor os problemas que estão enfrentando em seus municípios e cobrar recursos para deslanchar alguns projetos importantes que se encontram paralisados nos últimos meses, em face a situação pandêmica do Covid-19, instalada em todo o Estado, dentre as quais, nos setores de saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento econômico.

 

FORÇA DE SANTIAGO E ZEMA ESTADISTA

Além do prestígio demonstrado por Santiago e da sua força junto ao Governo do Estado, por conseguir arregimentar um grupo tão grande de prefeitos nesta audiência, o governador Zema mostrou-se um grande estadista. Pacientemente ouviu as demandas de cada um dos gestores da parte do Norte do Estado, e só depois se posicionou. Não se sabe se todas as demandas serão atendidas ou não, entretanto, só de serem recebidos pelo chefe do executivo mineiro, os prefeitos voltaram para os seus municípios com aquela sensação de que as suas demandas foram ouvidas e anotadas pelo governador. Agora é aguardar o que virá por ai.

 

REIVINDICACÃO DO NORTE

Ainda sobre a audiência com o governador, o deputado Arlen Santiago e os alcaides norte-mineiros e jequitinhonhenses aproveitaram para reafirmar o pedido em relação a ordem de início da pavimentação da MG-402, no trecho que liga o município de Pintópolis a Urucuia, assim como a construção da ponte sobre o Rio São Francisco, no município de São Francisco.

 

PRAZO DE UM ANO

Foi solicitado ainda, a pavimentação do trecho de 23 km da estrada que liga o complexo industrial da Fazenda Santa Mônica, em São João da Ponte, ao distrito de São Pedro das Garças, em Montes Claros, um empreendimento que gerará inúmeros empregos. O governador Romeu Zema disse acreditar que no prazo de um ano este trecho será totalmente pavimentado.

 

ANEIS RODOVIÁRIOS NORTE E LESTE

O governador Romeu Zema é conhecedor dos problemas enfrentados em Montes Claros, principalmente no que diz respeito a área de infraestrutura, onde precisa de melhorias. O grupo de prefeitos ciceroneado pelo parlamentar petebista reforçou a cobrança em relação a implantação dos anéis rodoviários Norte e Leste, na capital do Norte de Minas, que farão parte da integração com a BR-135.

 

SANEAMENTO BÁSICO

A questão do saneamento básico que sempre tem causado transtornos nas administrações dos municípios, foi outra demanda colocada na mesa do chefe do executivo mineiro. A cobrança é de que o governo mineiro libere recursos para a conclusão da primeira etapa da implantação da Copanor, no Vale do Jequitinhonha, com o objetivo de universalizar o saneamento na região.

 

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

A geração de emprego e renda também fez parte da pauta da audiência. Entre os exemplos citados para melhoria do setor, foram apresentados a instalação da subestação energética de Urucuia e a implantação de uma cervejaria em Pirapora. Também foi defendido na audiência, a criação de um programa de apoio aos municípios mineiros, especialmente os mais carentes, com foco em ações de infraestrutura, desenvolvimento, entre outras demandas, a exemplo do Promunicipio, programa executado pelo Governo de Minas, no ano de 2013.

 

EDUCAÇÃO E POÇOS ARTESIANOS

No setor educacional, a cobrança foi em relação a conclusão de obras de reforma e construção de quadras escolares. Já na parte de infraestrutura, foi sugerido ao governador que seja elaborado projetos, através do Idene, em relação a perfuração e equipagem de poços artesianos e demais melhorias no que diz respeito ao abastecimento de água.

 

SOBRE A COVID

A questão da Covid-19 esteve entre as demandas mais apresentadas pelos prefeitos e prefeitas durante a audiência. Zema garantiu que os municípios têm o apoio do seu governo para ajudar na solução dos problemas. Outra demanda apresentada no setor de saúde foi com a retomada da construção de Unidades Básicas de Saúde – UBS que encontram-se inacabadas em municípios por todo o estado. Zema prometeu dar uma atenção especial e afirmou que saiu da reunião sabendo muito mais do que tem acontecido nesta parte do estado de quando assumiu o governo.

 

* O conteúdo publicado é de inteira responsabilidade de seu autor e não reflete, necessariamente, a opinião do site.