Profissionais da odontologia de Montes Claros têm cobrado da Prefeitura a celeridade na vacinação e para que a classe seja incluída no plano municipal de imunização contra a Covid-19. O argumento da categoria é que os cirurgiões dentistas ficam altamente expostos à contaminação por terem contato direto e por longo período com a boca do paciente onde está um dos maiores foco de transmissão da doença.
Segundo Raimundo Nonato de Freitas Jr, Delegado do CRO-MG/MOC, o conselho está em constante contato com a Secretaria da Saúde, mas ainda não foi possível projetar um calendário de vacinação.
“Segundo a Secretaria de Saúde, ainda não tem um número suficiente de vacinas para cumprir o cronograma, porque primeiramente a prioridade são os profissionais de saúde, antes da população. Questionamos que, em Uberlândia, todos os dentistas foram vacinados com a 1ª a e 2ª dose. Cidades grandes e cidades menores já cumpriram o cronograma e Montes Claros está à deriva. São mais de mil dentistas que atuam na cidade correndo risco. Além dos profissionais, os nossos auxilares também estão expostos”, explana.
Os representantes do Conselho Regional de Odontologia se reuniram com o Guilherme Gonçalves, coordenador de Saúde Bucal, representando a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, o presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, vereador Cláudio Rodrigues e o vereador Valdecy Contador, buscando apoio do legislativo municipal para que a classe odontológica seja incluída no plano municipal de imunização contra a Covid-19.
De acordo com o presidente do CRO-MG, Raphael Mota, o grupo prioritário de vacinação incluiu os dentistas que atuam na rede pública de saúde, mas os demais, que atendem em clínicas e consultórios particulares, ainda não foram imunizados. “Isso nos preocupa muito, porque o dentista tem maior potencial de contágio do coronavírus”, alerta.
O presidente explica que o contingente a ser vacinado são cerca de 1800 profissionais, entre dentistas, técnicos em higiene dental (THD) e auxiliares de consultório. “Estamos alinhando um mapeamento dos profissionais que já foram vacinados e os profissionais da linha frente que ainda faltam vacinar, para traçarmos uma estratégia de planejamento de imunização, junto com a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros. Inclusive, queremos colocar a estrutura do Conselho à disposição da Secretaria, para que, se for o caso, possa realizar a imunização desses profissionais em nossa sede”, completa Raphael Mota.
Ao final da reunião, os vereadores sugeriram que o CRO encaminhe uma proposta à Câmara Municipal, formalizando a solicitação. “Junto com esta proposta, enviaremos um requerimento ao Executivo municipal solicitando a inclusão da classe odontológica no grupo prioritário de vacinação”, afiançou o presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues.
O vereador Valdecy Contador destacou que a vacinação dos dentistas deve ser tratada como prioridade. “O município avançou na imunização das pessoas incluídas no primeiro grupo prioritário e é importante que os dentistas e auxiliares sejam incluídos no próximo lote de vacinas, garantindo mais segurança no trabalho desses profissionais que estão tão vulneráveis ao contágio.
*Com informações da Câmara Municipal de Montes Claros