Montes Claros está localizada em uma das regiões mais quentes e de clima seco de Minas Gerais, na região Norte do Estado, onde um dos grandes desafios é a seca. Para os moradores da zona urbana, o tempo chuvoso chega a assustar e fazer a maior parte das pessoas se debaterem de frio com qualquer alteração amena no clima.
Pelas ruas, facilmente se encontra pessoas com roupas de frio cobrindo quase todo o corpo. Já para os pequenos e médios agricultores, é com emoção que recebem o período chuvoso, pois é o momento onde a esperança renasce no coração do homem do campo, principalmente daqueles que já perderam todo o trabalho pela falta de água.
Diante da grande temporada de calor e sol, as chuvas ainda caem em quantidade insuficiente para dar vida às produções daqueles que vivem da agricultura. Ainda assim, para o homem do campo o que importa é que a chuva chegou e, segundo a previsão do tempo, permanecerá até a próxima quinta-feira (11).
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou aviso neste domingo (7), trazendo informação de que teremos chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h. O INMET alertou ainda sobre o grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.
Em casos de tempestades, o governo estadual orienta que se desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).