O prefeito Juvenal Alves dos Santos, de Luislândia, se reuniu na última quinta-feira (28), com o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, para conhecer o projeto “Avançar Norte de Minas”. O programa foi criado para fomentar o desenvolvimento regional e gerar 50 mil empregos na região.
Segundo a Amams, o Juvenal Alves fez questão de aderir à iniciativa e pediu a ajuda a entidade para viabilizar o principal atrativo de Luislândia, que é a “Gruta Sem Fim”, que até hoje não foi percorrida até o final. O prefeito afirma que existe uma lenda de que essa gruta foi usada por Maria da Cruz, no ano de 1736, quando realizou a primeira insurreição no Brasil contra a Coroa Portuguesa.
O presidente da Amams, José Nilson Bispo de Sá, afirmou que o pedido deverá ser inserido no projeto “Avançar Norte de Minas”, mas que Luislândia deve começar a formar a cadeia produtiva para atrair turistas que desejar conhecer a Gruta Sem Fim. Ainda segundo José Nilson, este é o primeiro passo formar uma cadeia de culinária para oferecer opções ao turistas que desejarem almoçar ou lanchar na cidade.
Para o presidente da Amams, outras medidas precisam ser tomadas. “Orientar a população a colocar em prática a gentileza e ainda a formar dois a três guias turísticos para orientar os visitantes. Além disso, estimular os espeleólogos do Norte de Minas a explorarem essa gruta, com o desafio de encontrar o seu fim”, diz.