Prefeitura estuda aproveitamento da área do antigo aterro controlado em Montes Claros 

A Prefeitura de Montes Claros deu início a estudos de investigação geoambiental na área do antigo aterro controlado, na região do São Geraldo II. O objetivo é definir qual foi o impacto ambiental causado no local pelo funcionamento do aterro. Com as análises, vai ser possível levantar informações para subsidiar os planos de reabilitação da área, sobretudo as possibilidades de uso futuro do espaço e dos resíduos enterrados.

De acordo com o município, dentre os trabalhos realizados estão a realização de sondagens, implantação de poços de monitoramento de água e gases, análises químicas, físicas e biológicas de amostras de água, solo, efluentes e gases, além da realização de laudo geotécnico de estabilidade dos maciços de resíduos sólidos.

Ainda segundo a prefeitura, é importante ressaltar que, devido à nova legislação estadual, que possibilita a redução de impostos pelo aproveitamento de energias renováveis, a Prefeitura está estudando utilizar o gás produzido naturalmente no local (biogás) para a geração de energia elétrica.