O prefeito José Nilson Bispo de Sá, de Padre Carvalho, foi eleito por aclamação como presidente da Associação dos Municipios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), para um mandado de dois anos e em seu discurso conclamou as lideranças politicas a se unirem em torno das grandes causas do Norte de Minas. Ele assumiu o cargo na manhã de sexta-feira e aguardará a solenidade oficial com a presença do governador Romeu Zema.
A agenda deverá ser realizada em março e será acertada com o governador na segunda-feira, quando ele visitará Montes Claros, Ibiai e Pirapora. Além de mais de 50 prefeitos, a assembléia geral contou com as presenças dos deputados Zé Reis e Paulo Guedes.
A diretoria eleita é formada por José Nilson Bispo de Sá, como presidente e tem ainda Celio Santana, de Buenopolis, como 1º vice-presidente. Robson Adalberto Mota Dias, de Coração de Jesus, como 2º vice-presidente; Ronie Douglas Dias, de Olhos Dagua como diretor de Gerenciamento Econômico; Norberto Marcelino, de Claro dos Poções, como diretor de Articulação Politica; José Geraldo Alves de Almeida, de Ponto Chique como diretor de Desenvolvimento Regional.
O Conselho Fiscal é formado por Carlos Alberto Mota Dias, de São João da Lagoa; Vanderli de Carvalho Barbosa, de Felixlândia; Rodrigo Fernandes, de Pedras de Maria da Cruz; Diego Antonio Braga, de Grão Mogol; Eduardo Rabelo, de Francisco Dumont e Reginaldo Antonio Silva, de Jaiba.
Na assembléia geral, o presidente da AMAMS, Lara Batista Cordeiro, ex-prefeito de Ibiai mostrou que encerrava seu mandato na AMAMS com a certeza de missão cumprida e ainda mais que na segunda-feira o governador Romeu Zema estará em sua cidade para dar a ordem de serviço da adutora do rio São Francisco,que abastecerá Montes Claros.
Ele lembra que esse projeto teve inicio na Secretaria Municipal de Agricultura de Ibiai e foi levado ao Estado pelo então deputado Durval Angelo, agora conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais, com apoio de sete municípios. Salientou que como presidente da AMAMS direcionou suas ações para assegurar o socorro financeiro aos municípios, por causa da queda de arrecadação e que os resultados foram satisfatórios.
O novo presidente José Nilson Bispo de Sá lembrou que está no quarto mandato de prefeito e se sente satisfeito de ver a união dos prefeitos da região em torno da AMAMS, sem deixar qualquer seqüela como ocorreu em outros momentos. Na sua concepção, somente a união fará a força. Pediu a todos prefeitos que participem da gestão da AMAMS, pois a entidade está pronta para ajudar os municípios nas dificuldades que surgir. Concluiu anunciando que a AMAMS estará de portas abertas para todos deputados e demais lideranças que desejarem ajudar o Norte de Minas.
O deputado Zé Reis salientou que trazia o apoio de toda bancada do Norte de Minas na Assembléia Legislativa, ainda mais quando a eleição ocorreu em clima de harmonia e que em pouco tempo o governador Romeu Zema estará em Montes Claros para dar posse à nova diretoria. Salientou que na segunda-feira será dada a ordem de serviço da adutora São Francisco e que por sua iniciativa, o governador Romeu Zema sancionou a lei que garante a aplicação de R$ 4,2 bilhões da concessão da BR 135 nas regiões cortadas pela rodovia.
O deputado Paulo Guedes salientou o papel da AMAMS como entidade que defende o Norte de Minas e pediu o apoio da entidade para que o helicóptero adquirido por R$ 16 milhões no atendimento aeromédico executado pelo SAMU e Bombeiros retorne ao Norte de Minas, pois foi transferido para Varginha. Pediu a luta pelas pontes no rio São Francisco e das estradas Pintopolis-Urucuia, Januária-Chapada Gaucha e Itacarambi-Manga.
Fonte: Girleno Alencar (Ascom/Amams)