Uma cobra da espécie Pseudoboa Nigra, popularmente conhecida como Muçurana, foi capturada nesta quarta-feira (25), no Bairro Franklin, em Januária, no Norte de Minas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a serpente estava entre a parede e o telhado da garagem de uma residência.
Com o uso de equipamentos de proteção e técnicas adequadas, os militares fizeram a captura da cobra, que não apresentava ferimentos. O animal foi solto em seu habitat natural.
A espécie
Ainda de acordo com os bombeiros, a espécie não é venenosa e é conhecida como “cobra do bem” ou “limpa campo”, pois é considerada uma cobra ofiófaga, já que se alimenta de outras cobras, principalmente as jararacas e cascavéis. Mas no caso de ausência de suas presas habituais, a muçurana não despreza pequenos mamíferos e tem a caatinga e o cerrado como habitat.
O Corpo de Bombeiros alerta sobre os cuidados ao se deparar com uma serpente. É preciso sempre manter distância e acionar equipes especializadas para a captura destes animais. Outra orientação é jamais matar as cobras, já que elas tem um papel fundamental no ecossistema, e matanças desses aniamais poderiam desequilibrar o meio ambiente.