O Padre Dorival Souza Barreto Júnior, foi nomeado pelo Papa Francisco, nesta quarta-feira (4), em Roma (Itália), como o novo bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador, capital da Bahia, e bispo titular de Tindari (título eclesiástico).
Bacharel em Teologia, licenciado em Filosofia e mestre em Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico (Roma), Dorival Barreto Júnior é professor titular em Cultura e Línguas Latinas, do Departamento de Comunicação e Letras da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
Também é doutor em Teologia Dogmática, pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma), com experiência acadêmica na área de Teologia, em áreas como Liturgia, Literatura do Norte de Minas, Discurso Religioso e Ensino da Liturgia.
Nascido em Jequié, interior da Bahia, o professor Dorival Júnior é padre Diocesano, tem 56 anos e foi ordenado em janeiro de 1988, em Montes Claros. Ele respondia como vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José, da Matriz de Montes Claros.
Além do trabalho como docente na Unimontes, também lecionou no Seminário Maior Imaculado Coração de Maria (Liturgia Fundamental, Arte Sacra, Liturgia Sacramental, Práticas Litúrgicas e Latim) e no Seminário Arquidiocesano do Sagrado Coração de Jesus, de Diamantina.
O padre Valter Magno de Carvalho, da Arquidiocese de Mariana (MG), também foi nomeado como bispo auxiliar para Salvador.