Começa nesta segunda-feira, (5 de outubro), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. Nos 54 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), a meta é alcançar 95%, de um total de mais de 268 mil crianças e adolescentes.
A Campanha termina dia 30 de outubro tendo como público alvo crianças com idade a partir de um ano e adolescentes até 15 anos. Em todo o país só contra a poliomielite mais de 11,2 milhões de crianças precisam ter atualizada a caderneta de vacinação, sendo quase mais de 1 milhão residentes em Minas Gerais.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes destaca a importância do reforço das ações de mobilização por parte das secretarias municipais de saúde visando sensibilizar os país ou responsáveis pela importância da atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
“Precisamos aumentar as coberturas vacinais na região visando evitar a ocorrência de surtos de doenças que podem ser prevenidas com vacinas que estão disponíveis gratuitamente à população por meio do Sistema Único de Saúde – (SUS)”, frisa.
Ainda segundo ela, o grupo alvo da vacinação contra a poliomielite é constituído por 92,9 mil crianças com idade entre um e menores de cinco anos de idade. “Todas devem ser vacinadas indiscriminadamente, desde que já tenham recebido as três doses de vacina inativada do esquema básico. Já as crianças menores de um ano deverão ser vacinadas seletivamente, conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação”.
No caso de crianças com doenças febris agudas, moderadas ou graves o Ministério da Saúde recomenda que a vacinação contra a poliomielite seja adiada até a solução do quadro a fim de que não seja atribuída à vacina as manifestações de alguma doença. Por outro lado, diarreia e vômitos leves não constituem contraindicações, porém é recomendado adiar a vacinação contra a poliomielite até a solução do quadro.
Multivacinação
Também na Campanha de Multivacinação o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Na área de atuação da SRS de Montes Claros a estimativa é de que devem ser vacinadas mais de 175,1 mil pessoas.
Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.
Para evitar aglomeração de pessoas nas unidades de saúde e, com isso, potencializar a disseminação do novo coronavírus, a Superintendência Regional de Saúde recomendou aos municípios que a Campanha de Vacinação seja realizada em áreas bem ventiladas e desinfetadas com frequência. Além de seguir todas as recomendações de higiene preconizadas pelo Ministério de Saúde.