Associação solicita o ‘cercamento’ de calçadas para evitar aglomeração em bares e restaurantes de Montes Claros 

A Associação de Bares, Restaurantes e Similares do Norte de Minas (Abrasel Norte) irá apresentar ao poder público de Montes Claros um projeto de gradeamento dos estacionamentos e calçadas que ficam em frente aos estabelecimentos. O objetivo, é proporcionar mais espaço para distribuição de mesas e cadeiras e assim melhorar o controle dos perímetros dos ambientes.

O presidente da entidade, Rodrigo de Paula, explica que essa medida vem para auxiliar na organização dos estabelecimentos e contribuir para a não aglomeração de pessoas.

“É necessária a compreensão que 95% dos bares, restaurantes e similares estão cumprindo o decreto municipal vigente, sendo o grande desafio conseguir a conscientização da população para não extrapolar e nem comprometer os avanços já concedidos na flexibilização de horários de funcionamentos deste segmento. Neste sentido, o poder público saberá conter e orientar sobre o fluxo de pessoas que não se encontram dentro dos estabelecimentos”, pondera.

A Abrasel Norte compreende ser urgente novas formas de planejamento para desafogar o grande fluxo de clientes, tanto aos finais quanto durante a semana.

“É de total interesse da Abrasel Norte que a classe fortaleça a parceria com o poder público municipal no sentido de amenizar e solucionar o grande fluxo de clientes que buscam lazer e diversão nestes estabelecimentos e que acabam por extrapolar as diretrizes de segurança”, diz.

O presidente ressaltou ainda que todos os afiliados da associação vem cumprindo o decreto municipal e acredita que “grande parte da aglomeração nos estabelecimentos é provocada pela falta de conscientização da população em compreender que se faz necessário manter os protocolos de segurança que consistem em não utilizar, além da capacidade que cada estabelecimento comporta”, finaliza.