O incêndio florestal que queimava a vegetação da Serra do Mel, em Montes Claros, desde o dia 14 de setembro, foi controlado nesta terça-feira (22).
Aproximadamente 107 hectares foram consumidos pelas chamas. As causas do incêndio ainda são investigadas.
Na operação foram empenhados cerca de 30 militares por dia, com oito viaturas, dentre elas caminhões de combate a incêndios.
Apoio ao combate
Os militares do Corpo de Bombeiros coordenaram as ações de combate ao fogo, planejando e executando o enfrentamento direto e indireto às chamas.
O combate contou com apoio de uma aeronave modelo Air Tractor, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), com a capacidade de 1.900 litros, que realizou diversos lançamentos de água sobre as chamas; e do helicóptero Pegasus 08, da Policia Militar, que estava equipado com um Bambi Bucket, dispositivo utilizado para transportar e lançar aproximadamente 500 litros de água.
Os bombeiros contaram ainda, com a colaboração do Exército Brasileiro, que cedeu militares e viaturas, sendo um caminhão de transporte de pessoal e um caminhão pipa com 12 mil litros de água.
O 7º Batalhão, ressaltou ainda a colaboração e apoio dos brigadistas do IEF, da Prefeitura Municipal de Montes Claros, Defesa Civil Municipal, Instituto Grande Sertão (IGS), Brigada 1, Copasa, Lafarge Holcim, Coteminas e o Condomínio Gran Royale Pirâmide, que contribuiram com apoio humano e logístico.
De acordo com a corporação, o papel da população da cidade foi muito importante, os montes-clarenses realizaram a doação de água potável, frutas e alimentos aos bombeiros e brigadistas que atuam no incêndio.
O corpo de Bombeiros continua no local fazendo o trabalho de monitoramento, prevenção e rescaldo.