A Fundação Hemominas pede aos voluntários de todos os tipos sanguíneos que compareçam a suas unidades para ajudar a regularizar os estoques.
Desde o início da pandemia da Covid-19, o número de doadores de sangue caiu significativamente em Minas Gerais. Atualmente, os estoques estão, em média, 50% abaixo do ideal. Apenas o tipo sanguíneo AB positivo encontra-se em situação estável.
Segundo a gerente de Captação e Cadastro de Doadores da Hemominas, Viviane Guerra, a diminuição do número de doadores nunca durou tanto tempo. “Já tivemos momentos críticos em outras situações, mas jamais por um período tão prolongado”, afirma.
A gerente explica que a Fundação Hemominas segue uma série de procedimentos de prevenção para que as pessoas se sintam seguras ao entrar na instituição para doar sangue. Entre os cuidados adotados estão o agendamento do horário para doação; o uso obrigatório de máscaras; a utilização de álcool gel / líquido 70% e a reorganização das salas de espera e de coleta de sangue das unidades, garantindo distanciamento mínimo de um metro entre os doadores.
Os procedimentos são realizados por profissionais capacitados e que seguem todas as normas de proteção e prevenção, a fim de proporcionar segurança para quem doa e sangue de qualidade para o paciente.
Como fazer a doação
Para doar é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 quilos, estar descansado, alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.
– Candidatos à doação de sangue que foram infectados pela Covid-19, com diagnóstico clínico e/ou laboratorial, ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação);
– Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pelo coronavírus são considerados inaptos por 14 dias após o último encontro com os que testaram positivo.
Conheça todas as condições e restrições para doação de sangue.
Montes Claros
O Hemocentro Regional de Montes Claros atende 38 unidades hospitalares, em 26 municípios do Norte de Minas Gerais.
O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h as 17h30. O agendamento pode ser feito pelo telefone 155, clicando na opção 1 ou ou pelo site do governo. Mais informações pelo (38) 3218-7800.
Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.