Prefeitura de Montes Claros implanta a quinta etapa de flexibilização de atividades; saiba o que volta a funcionar

A Prefeitura de Montes Claros, em prosseguimento à implementação do plano municipal “Avança Moc, Com Responsabilidade”, implanta neste sábado (5 de setembro), a quinta etapa do programa. De acordo com a administração, o plano dispõem de um conjunto de medidas que regulamenta a flexibilização do funcionamento das atividades econômicas no município e estabelece meios de prevenção, controle e monitoramento ao contágio da Covid-19.

Segundo o decreto, a medida foi tomada após o Governo de Minas divulgar que a macrorregião Norte e 16 microrregiões poderiam avançar para a ‘onda verde’ do Programa Minas Consciente, devido as localidades manterem bons índices durante 28 dias em que estavam na onda amarela. Essa foi a primeira vez que uma região chega ao último nível do plano do Governo.

Nesta etapa 5ª Etapa do plano municipal estão sendo liberadas as seguintes atividades:

– Campeonatos esportivos, sem presença de público;

– eventos privados, com até 30 (trinta) pessoas;

– shows artísticos e musicais, com até 30 (trinta) pessoas;

– casas de festas e eventos, desde que tenham na sua realização até 30 (trinta) pessoas;

– práticas esportivas coletivas, inclusive as atividades que envolvam o aluguel de espaços para a prática esportiva;

– aluguel de objetos pessoais e domésticos;

– serviços de qualificação profissional, com turmas presenciais de no máximo 10 (dez) pessoas no mesmo ambiente.

A Prefeitura destaca que as atividades da Etapa Cinco, não descritas no decreto, permanecem sem data de retorno definida, e ficará a depender da melhora de indicadores epidemiológicos e assistenciais favoráveis do Município e Região e das deliberações tomadas pelo Estado de Minas Gerais.

Informou ainda que os critérios implementados nas etapas anteriores continuam valendo para todos os estabelecimentos, tais como: uso obrigatório de máscaras, cobrindo a boca e o nariz; horários ou setores exclusivos para o atendimento de pessoas do grupo de risco (idade a partir de 60 anos, ou portadores de doença crônica, ou gestantes, ou lactantes);

Todas as atividades devem seguir ainda outras medidas de prevenção ao coronavírus, como distanciamento, disponibilização de álcool em gel, higienização de ambientes e afastamento (trabalho remoto ou férias) de funcionários do grupo de risco.

Empregados que apresentarem qualquer sintoma gripal deverão ser afastados por sete dias e as autoridades de saúde deverão ser informadas sobre os casos pelo e-mail covidmoc@gmail.com. Os registros devem conter nome, endereço, telefone e CPF do caso suspeito. Quem desrespeitar as regras está sujeito ao pagamento de multa e até cassação do alvará de funcionamento.

Casos

Em Montes Claros foram registrados o montante de 6.051 casos de coronavírus em Montes Claros. Os dados foram atualizados pelo setor de epidemiologia da

Ainda segundo o boletim o número de óbitos subiu para 87. O município continua investigando 2.802 casos suspeitos da doença e já soma 5.248 pacientes curados.

No total de infectados, 53,56% são mulheres e 43,41% homens; 773 pacientes tinham comorbidades e 5.378 não apresentavam doenças pré-existentes.