Unimontes publica edital para o PAES 2020 com 720 vagas

Foto: Divulgação / Internet

Unimontes publicou edital para o Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES). São oferecidas 720 vagas para 63 cursos no Campus sede em Montes Claros e nos 11 campi e núcleos do Norte e Noroeste de Minas, Vale do Jequitinhonha e Centro do Estado. As inscrições começam no dia 1º de novembro e as provas serão aplicadas para todas as etapas em 21 de março de 2021.

Segundo o edital, 350 vagas são ofertadas pelo sistema universal e o restante pelo sistema de reserva destino a egressos de escola pública de baixa renda, negros, indígenas e pessoas com deficiência.

O valor da inscrição é de R$ 90 por etapa e os candidatos podem pedir a isenção pelo programa socioeconômico entre os dias 1º a 15 de outubro. Outras informações acesse o edital.

Novidade

Nesta edição, a principal novidade é que, para a prova dos candidatos da 3° etapa, haverá maior quantidade de questões concentradas pela área de interesse do candidato, conforme a sua escolha de curso.

“Assim, o candidato a um curso da área de Exatas, por exemplo, fará mais questões dessa área de interesse do que outro candidato interessado em cursos da área de Ciências Biológicas ou Humanas que, por sua vez, terá também mais questões concentradas nestas áreas de seu interesse”, explica a Pró-Reitora de Ensino da Unimontes, professora Helena Papa, sobre as mudanças implementadas pelo Coordenador do PAES, professor Claudionor Barros.

Obras exigidas abordam literatura, memória e identidade

De Drummond a Vander Lee, as obras literárias de leitura obrigatória apresentam conceitos como autobiografia/memória/identidade e visam à promoção de situações de leitura individual e coletiva e de debates sobre práticas sociais humanísticas de importantes temas da agenda contemporânea.

Além de obras literárias, outras formas de arte, que exploram questões relativas ao processo de formação do povo brasileiro, também serão exigidas no conteúdo da prova. De acordo com o edital, as indicações exigem a capacidade do candidato de confrontar, a partir das percepções estéticas, opiniões sobre as diferentes manifestações da linguagem, bem como reconhecer a construção de um patrimônio cultural coletivo.

Como nos anos anteriores, as obras indicadas privilegiam, desde a leitura literária, a articulação de linguagens artísticas diversas, bem como mantém a identidade da Unimontes como instituição de integração regional, aliando produções de escritores e artistas regionais com outras produzidas em outros Estados.

 

CONFIRA AS OBRAS EXIGIDAS E UM BREVE RESUMO DA TEMÁTICA

1ª ETAPA – LEITURAS MÍNIMAS OBRIGATÓRIAS

As obras indicadas para esta etapa têm em comum as temáticas indígenas, barrocas e árcades, transitando ainda por produções que discutam as relações sociais no final do século XIX e começo do século XX. Privilegiando o cruzamento entre linguagens artísticas e olhares diversos, espera-se do candidato uma leitura crítica e relacional das representações estéticas do período e suas implicações culturais e sociais.

  1. Os Timbiras, Gonçalves Dias (POESIA)
  2. Sermão de Santo Antônio – Pe. Antônio Vieira (SERMÃO)
  3. Policarpo Quaresma, Herói do Brasil, Paulo Thiago (FILME)
  4. Irmãos das Almas, Martins Pena (TEATRO)
  5. Poemas Escolhidos, Cláudio Manuel da Costa (POESIA)

2ª ETAPA – 2020 – LEITURAS MÍNIMAS OBRIGATÓRIAS

Nesta etapa, as obras privilegiam a crítica social como instrumento estruturante de produções artísticas brasileiras. O candidato deverá ser capaz de abordar, a partir da leitura literária, as variadas linguagens artísticas, evidenciando perspectiva crítica e plural de nossa formação cultural, bem como será convidado a relacionar pontos de vista distintos sobre a questão.

  1. Urupês, Monteiro Lobato (CONTO)
  2. Vidas secas, Graciliano Ramos (ROMANCE)
  3. O cortiço, Francisco Ramalho Jr. (FILME)
  4. Chega, Gabriel O Pensador (MÚSICA)
  5. Criança Morta, Candido Portinari (PINTURA)

3ª ETAPA – 2020 – LEITURAS MÍNIMAS OBRIGATÓRIAS

Nesta terceira etapa, privilegia-se, nas obras indicadas, a representação estética do ‘eu’. Do romance à autoficção, passando pelo autorretrato, pela canção e pelo cinema, o candidato, nesta fase, deverá ser capaz de desempenhar uma leitura sobre as formas como diferentes linguagens artísticas acionam as questões da subjetividade e da identidade.

  1. Primeiras Estórias, Guimarães Rosa (CONTO)
  2. Sentimento do mundo, Carlos Drummond de Andrade (POESIA)
  3. Meu jardim, Vander Lee (MÚSICA)
  4. A menina do sobrado, Cyro dos Anjos (ROMANCE)
  5. Fragmentado, M. Night Shyamalan (FILME)
  6. O Homem e suas tempestades. João Naves de Melo (POESIA/CONTO)