Em meio à pandemia do novo coronavírus, um vídeo divulgado nas redes sociais onde mostra a aglomeração de pessoas no Balneário das Duchas em Pirapora, no Norte de Minas, tem chamado a atenção. Nas imagens publicadas é possível ver a aglomeração de dezenas de pessoas, sem máscaras e descumprindo o distanciamento mínimo recomendado para evitar a disseminação do vírus. Veja o vídeo.
Segundo prefeitura, fiscais estiveram no local e confirmaram o descumprimento das medidas de segurança por parte da população, diante disso, foi decido em reunião nessa segunda-feira (17 de agosto), que a entrada do Balneário das Duchas será fechada com correntes, proibindo a entrada de carros. A medida foi traçada pela Secretaria Municipal de Saúde, Comitê Técnico de Enfrentamento à Covid-19 e o 55º Batalhão da Policia Militar.
O executivo informou, também, que em caso de desobediência pela população, os profissionais de segurança tomarão todas as medidas necessárias para assegurar a saúde e evitar a proliferação do vírus. O texto pede ainda que a população adere as novas regras.
“Comitê Técnico de Enfrentamento ao Covid-19 e Vigilância em Saúde pedem, encarecidamente, que as pessoas respeitem os protocolos de biossegurança e evitem aglomerações”, diz a nota.
Onda Vermelha
Na última quinta-feira (18 de agosto) a Prefeitura de Pirapora publicou um decreto em que adere ao programa Minas Consciente, desta forma, a cidade entrou na fase da Onda Vermelha, ou seja, apenas os serviços essenciais devem funcionar, proibindo, então, eventos públicos e privados como uma das medidas de prevenção. O município segue as normas do Governo, definido pelo Comitê Extraordinário da Covid-19 do estado.
Conforme o último boletim divulgado nessa segunda (17), a cidade possui 1.856 casos notificados, 443 casos confirmados, com 57 em isolamento e monitoramento, 379 recuperados, um hospitalizado e seis óbitos.
De acordo com o sistema oficial do Ministério da Saúde (e-SUS VE), a Fundação Dr. Moisés Magalhães Freire, tem taxa de ocupação de leitos clínicos em 25% para Covid-19, a taxa de ocupação de CTI está em 80%.
Os pacientes que ocupam os leitos de CTI e Clínicos da Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire são de Pirapora, Várzea da Palma, Jequitaí e Buritizeiro.
Fale conosco: E-mail: redacao@webterra.com.br Telefone: (38) 3213-9122 WhatsApp: (38) 9.8819-6850